O que causa gases?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 7 votos

A digestão por parte de algumas bactérias produz mais gás do que outras. Existem casos em que o excesso de gases, acompanhado por diarreia ou prisão de ventre, ocorre juntamente com intolerâncias alimentares. A intolerância à lactose, por exemplo, é o quadro mais frequente. Mas, existe também a intolerância ao glúten.

Beba água. Tomar água de forma lenta pode ajudar a liberar o excesso de gases de duas maneiras: Ajuda a digerir qualquer alimento que possa intensificar o problema de gases. Torna o intestino mais forte para realizar as contrações que ajudam na liberação.

Em algumas situações, o excesso de gases pode provocar sintomas como: Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada; Mal estar geral; Dor no peito, que pode ser confundida com dor no coração.

O excesso de gases no estômago também pode estar relacionado a doenças gastrointestinais que também causam inchaço abdominal e dor de gases. Em doenças intestinais crônicas como diverticulite, colite ulcerativa ou doença de Crohn, o excesso de gases é um sintoma frequente.

Fazer massagem abdominal: outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo. Tomar chás: tomar chá de erva-cidreira com funcho e de carqueja ao longo do dia também é uma boa opção.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Há três principais queixas relacionadas a gases: Excesso de arrotos (eructação) Inchaço abdominal (distensão) Flatulência (conhecida coloquialmente como “gases”) em excesso.

Alimentos que reduzem os gases
Consumir chás de erva-cidreira, gengibre, erva-doce ou carqueja, que possuem propriedades digestivas e antiespasmódica, melhorando a digestão e facilitando a expulsão dos gases.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.

Não use Luftal se você apresentar algum dos seguintes sintomas: Distensão abdominal grave (grande aumento do volume abdominal); Cólica grave (dor na barriga de forte intensidade); Dor persistente (mais que 36 horas);

Um documento da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, classificou o pão dentro do grupo de alimentos que resultam na produção de uma quantidade moderada de gases e podem precisar ser evitados na dieta para controlar os gases.

Em outras palavras, a atenção deve ser redobrada quando a instalação de gases é abrupta ou quando há perda de peso, presença de sangue nas fezes ou sensação de “gás” no tórax.