O que causa estrias?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Causa: O principal fator para o desenvolvimento de estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o aparecimento das estrias como o estiramento durante a gravidez, alteração hormonal na adolescência, uso prolongado e em altas doses de corticosteróides, aumento de peso e crescimento acelerado na puberdade.

Nossa pele contém fibras elásticas e colágeno presentes na derme que permite a pele se esticar à medida que nosso corpo se desenvolve. Quando ocorre um estiramento excessivo da pele, essas fibras e colágenos se quebram sendo este o motivo principal sobre o que causa estrias.

Os tratamentos a laser e luz pulsada funcionam aquecendo as camadas internas da pele, o que ajuda a estimular a produção de colágeno. Em geral, esse tratamento é mais eficaz quando as estrias são novas, mas também podem ajudar a tirar estrias mais antigas.

Existe tratamento definitivo para estrias? Não existe. Nenhum tratamento estético existente é capaz de remover os sinais deixados por essa espécie de cicatriz. Porém, se os procedimentos corretos forem realizados, é possível que até 80% do aspecto das estrias sejam eliminados ou amenizados.

Alimentação (frituras, doces, carboidratos refinados, álcool, refrigerante, alimentos processados etc);

Causa: O principal fator para o desenvolvimento de estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o aparecimento das estrias como o estiramento durante a gravidez, alteração hormonal na adolescência, uso prolongado e em altas doses de corticosteróides, aumento de peso e crescimento acelerado na puberdade.

Uma dieta balanceada, rica em frutas, cereais integrais, legumes, carnes brancas, ovo e peixe, e a redução ou eliminação de açúcares e gordura vai evitar o aumento de peso e, com isso, impedir que a pele de determinadas regiões estique, causando o surgimento de estrias.

A solução definitiva para as estrias brancas e vermelhas na barriga é a cirurgia plástica de abdominoplastia, isso porque, ao retirar o excesso de pele da região, as estrias também são removidas de forma definitiva. A cirurgia plástica é capaz de remover as marcas da barriga!

"O ideal é evitar o sol principalmente nas estrias vermelhas que podem escurecer devido a exposição. No caso das estrias brancas o sol pode prejudicar ainda mais o colágeno da pele principalmente nessa região" explicou a especialista.

Além de cicatrizes, o uso contínuo de Cicatricure Gel também reduz estrias.

O que geralmente é feito, no caso das brancas, é causar um processo inflamatório maior na região a ser tratada. Isso é realizado pois elas são consideradas mais difíceis de serem tratadas do que as estrias vermelhas.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

As principais frutas boas para a pele nas quais podemos encontrá-la são a laranja, morango, kiwi, melão, goiaba, uva, acerola, melancia e suco de limão¹. Ao investir em uma alimentação rica em frutas com vitamina C, você estará garantindo um maior efeito antioxidante dentro do seu corpo e combate aos radicais livres².

Hidratação é forma mais eficaz de tratar e prevenir estrias vermelhas. Acredite, uma pele bem hidratada reage muito melhor às mudanças bruscas do corpo e tem menos chances de rompimento das fibras. Ou seja, isso significa que a hidratação é um passo indispensável na hora de prevenir e até amenizar as estrias vermelhas!

Estrias não somem, mas podem ser tratadas e diminuídas
As estrias vermelhas são as mais recentes e mais fáceis de tratar, pois a coloração indica que ainda há circulação sanguínea na região. Já as brancas são mais difíceis, pois existem há mais tempo.