O que causa endometriose?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 14 votos

As causas da endometriose ainda não são totalmente esclarecidas e acredita-se que a origem é multifatorial. A menstruação retrógrada, em que há sangue menstrual e tecido endometrial, que são expelidos através das trompas em direção aos ovários e na cavidade abdominal, pode ser uma das causas.

A endometriose é uma doença crônica provocada pela migração do tecido que reveste a cavidade uterina, o endométrio, para outras partes do corpo, principalmente para o abdome, além de ovário, ligamentos uterinos, bexiga e intestino. As mudanças ocorridas na vida da mulher tem favorecido o aumento da endometriose.

A menopausa é uma das causas que estabiliza a doença, mas não funciona em todos os casos. Contudo, não há evidência comprovada de que a endometriose tenha cura definitiva. A causa que a origina é desconhecida, podendo, muitas vezes, ter influência genética.

Dentre os primeiros sintomas que costumam aparecer em um quadro de endometriose, pode-se dizer que o principal é a cólica abdominal. Em alguns casos, a paciente também pode sentir dor em outras áreas do corpo, como na parte inferior das costas, na pelve, reto e vagina.

A prevenção mais efetiva para uma doença tão silenciosa é antes de tudo o acompanhamento preventivo com o médico, que pode ser feito nas consultas de rotina. Aconselha-se que mulheres em idade reprodutiva façam consultas anuais, em que exames preventivos de rotina são solicitados e analisados.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Sintomas de endometriose
Dor/cólicas fortes. Dor durante e/ou após a relação sexual. Dor ao evacuar (fazer cocô) Dor nas costas, principalmente na lombar.

Endometriose é perigoso se a mulher não fizer o tratamento, pois pode ocasionar em ´consequências graves, como sangramentos, obstrução intestinal e até infertilidade. Leia também: Período fértil: Como calcular em ciclo regular e irregular?

Endometriose em estado avançado pode causar, por exemplo, uma hidronefrose, que é a obstrução das vias que ligam o rim à bexiga. Outro problema causado pela endometriose é o aumento no risco de infertilidade. A infertilidade, na realidade, não é culpa apenas da endometriose.

A endometriose, em si, não vai matar a paciente. Mas seus possíveis desdobramentos podem trazer outras sérias doenças, que se tornam mais difíceis de controlar, uma vez que não houve os cuidados primários, quando da descoberta da condição.