O que causa dor de cabeça?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 10 votos

O estresse do dia a dia, os maus hábitos alimentares, a falta de exercícios físicos, o tabagismo e uma quantidade excessiva de horas em frente às telas são algumas das razões que podem explicar por que a dor de cabeça está tão presente nas nossas vidas.

Alterações na rotina de sono, como dormir pouco ou em excesso, e na alimentação, como jejum prolongado e consumo exagerado de bebidas alcoólicas, também podem provocar dores de cabeça momentâneas. O sintoma também está associado a uma série de doenças, sendo necessária a avaliação médica para o diagnóstico preciso.

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

A cafeína é um poderoso estimulante e pode ajudar a combater naturalmente as dores de cabeça, em poucos minutos. Tome uma boa xícara de café forte e sem açúcar. As famosas bolsas de água morna também são extremamente eficazes para amenizar dores de cabeça. Use uma compressa morna na testa, têmporas e na nuca.

"Quando associadas a sintomas como paralisia de um dos lados do corpo, vômitos, visão dupla, desmaio e sonolência excessiva têm mais chance de serem algo grave". Além disso, doenças graves como hemorragias cerebrais espontâneas podem, por vezes, apresentar-se apenas com dor de cabeça.

Dor de cabeça que não passa pode ser cefaleia crônica diária
Cerca de 35% a 40% dos pacientes que buscam tratamento médico sofrem de dor de cabeça constante. O diagnóstico mais frequente é o de cefaleia crônica diária, que é uma evolução da enxaqueca grave somada às características da dor de cabeça tensional.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

Procurando Ajuda Médica. Se a dor de cabeça for constante e por mais de cinco dias, é recomendável ao paciente procurar ajuda médica. Nesses casos, o sintoma pode representar problemas mais graves, principalmente, se estiver associado à perda de equilíbrio, aos vômitos, à febre alta e aos distúrbios na visão.

Compressas de água fria costumam ser eficazes em casos de enxaqueca. Isso porque a água gelada ajuda a contrair os vasos sanguíneos da cabeça e diminuir o volume de sangue no local, aliviando a dor. Já a água morna, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo da dor de cabeça.

Massagem para dor de cabeça – Opção 2
Massageie com os dedos abertos, a região do couro cabeludo, acima das orelhas. Coloque as mãos um pouco acima das orelhas e faça movimentos com os dedos (pra cima e pra baixo), depois suba mais um pouco, e massageie por mais alguns minutos.

Gengibre
O aumento do fluxo sanguíneo cerebral através do gengibre ajuda a diminuir os sintomas da enxaqueca: não só as dores de cabeça, mas também enjoos. É possível consumi-lo na versão em pó, ralada e até como água saborizada ou chá.