O que causa caspa?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 4 votos

A causa não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, alguns tipos de medicamentos e ...

Higienização incorreta do couro cabeludo
A limpeza inadequada, portanto, contribui para que ocorra a descamação. A falta de higiene ou a má higiene pode ser a causa da caspa. Quando o couro cabeludo fica sujo ou ressecado, o resultado é a proliferação de micro-organismos que contribuem para o surgimento da caspa.

Controle a alimentação. Alimentos ricos em gorduras, como frituras e embutidos, estimulam a produção do sebo, e devem ser evitados por quem deseja se livrar das caspas. Outra recomendação é apostar em alimentos anti-inflamatórios, que ajudarão a reduzir a inflamação da região e, consequentemente, tratar as caspas.

A causa primária da caspa oleosa é uma levedura chamada Pityrosporum ovale, que vive naturalmente nos folículos capilares. Quando o couro cabeludo está excessivamente oleoso, essa levedura se prolifera e causa inflamação. Tal inflamação leva à “descamação” - ou seja, quando a pele descama em flocos.

Não, você não pode “pegar” caspa, nem passá-la para ninguém. Na verdade, todos já temos todos os fatores que causam a caspa no couro cabeludo: um micróbio chamado Malassezia globosa e uma gordura natural chamada sebo.

A caspa pode ser leve, moderada ou grave. Esta condição é extremamente comum e afeta mais as mulheres do que os homens.

cetoconazol

O mais comum é o shampoo anticaspa cetoconazol, que é vendido por várias marcas e possui versão genérica. Shampoos com ciclopirox também podem te ajudar. Esses medicamentos atuam no combate de fungos e, por isso, costumam ser bastante eficientes no tratamento da caspa de repetição.

A caspa, também chamada de dermatite seborreica, é uma condição que acomete indivíduos predispostos, conta com a participação de fungos e é desencadeada por diversas situações como estresse, fadiga, banho com água quente. O que essa situação traz é a descamação da pele, a coceira e a irritação.

A caspa nada mais é que uma descamação natural do couro cabeludo, geralmente causada pelo excesso de produção de óleo na região. Esse aumento na oleosidade pode ter várias origens, como o estresse, alimentação desequilibrada, alterações hormonais, clima ou mesmo fatores genéticos.

A formação das casquinhas brancas e descamativas que podem causar bastante coceira no couro cabeludo, é um dos principais sintomas da dermatite seborreica, nome dermatológico da caspa que acaba afetando diretamente o bem-estar e a saúde de todos que apresentam a patologia.