O que causa cãibra?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

As cãibras podem ocorrer por dois motivos. No primeiro deles, o ácido lático, substância que é produzida quando o nosso organismo queima glicose ao longo da prática de uma atividade física, acaba se acumulando em excesso dentro do músculo e o faz entrar em fadiga — fator que desencadeia os espasmos e dores.

Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. A suplementação com magnésio pode eliminar até 90% das câimbras noturnas.

Em geral, um movimento feito inconscientemente durante o sono, de se esticar ou se espreguiçar, é o gatilho para a contratura intensa e inadequada de determinado músculo.

Abacate

Abacate contém mais potássio que a banana, o que é bom para cãibra. A fruta mais famosa por conter potássio é a banana (cerca de 360 mg em uma banana prata).

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Como evitar a cãibra? Alimentação rica em sais minerais (banana, uva), beber bastante líquido e evitar atividade física em local muito quente. Quando estiver com a cãibra, faça alongamento. Água morna e massagem também ajudam.

As câimbras noturnas acometem quase 50% das pessoas com idade superior a 50 anos, sendo que a maioria apresenta o problema em média três vezes na semana, o que causa um prejuízo muito grande na qualidade de vida. “Associa-se muito o potássio com as câimbras.

Uma cãibra é uma contração repentina e involuntária de um desses músculos, normalmente na panturrilha. E podem durar de alguns segundos a vários minutos, sendo leves ou intensos. O exercício é um gatilho comum, especialmente depois de se exercitar por um longo período de tempo ou no calor.

Se você notou o surgimento de mais de uma cãibra por dia, uma demora para a dor passar ou contrações em momentos aleatórios, é importante ficar atento, pois isto pode ser um sintoma de algo mais grave, como deficiência alimentar, má circulação, varizes, diabetes e até mesmo problemas neurológicos.

Recomenda-se comer uma banana por dia. Oleaginosas como amêndoas e castanhas são ricas em magnésio e também em potássio, dois dos minerais que, quando em falta no organismo, podem ajudar a causar as cãibras.