O que causa azia?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A azia está associada a alguns hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas com cafeína, chocolate, álcool, líquido durante as refeições, fritura, carnes processadas, comida pronta congelada, pimenta, frutas cítricas e ingestão de um volume grande de comida de uma só vez.

Como se livrar da azia e da queimação
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

É normal sentir azia às vezes, principalmente após o consumo de alimentos com alto teor de gordura ou condimentos, ou após comer em grande quantidade. Contudo, quando esse sintoma é recorrente e persistente, pode ser que exista uma lesão orgânica ou um problema mais grave de refluxo.

Alimentos demasiado ácidos, picantes, gordurosos ou condimentados favorecem o aparecimento de azia. O mesmo acontece com bebidas gaseificadas, alcoólicas ou com cafeína. Procure reduzir a ingestão destes alimentos, assim como de quaisquer outros que suspeite que lhe provoquem azia.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba.Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Banana. A banana é considerada um antiácido natural. Portanto, se você está sofrendo muito com azia, coma uma banana.

Confusão entre azia e infarto
Na verdade, a dor no estômago também pode ser um sinal de infarto. No entanto, especialistas apontam que esse é um sintoma atípico e acontece principalmente em mulheres e pacientes diabéticos.

O que é azia? Azia, chamada também de queimação, é uma sensação de ardência no começo do aparelho digestivo. Essa queimação costuma ser sentida na região do esôfago, no peito, e se espalhar pela garganta.

Para quem sofre com azia crônica ter uma boa noite de sono nem sempre é fácil. Alguns “truques” conhecidos para aliviar essa questão são: dormir com a cabeceira da cama mais elevada e evitar comer muito perto da hora de dormir.

Afinal, leite é bom para azia? O médico explica que, na verdade, o leite pode ter o efeito contrário do desejado e piorar a situação. “No início, a queimação pode até melhorar. Isso porque o líquido é básico e equilibra esse refluxo.

O stress e a ansiedade são duas das principais causas da azia e da indigestão e ambas têm um impacto real no seu sistema digestivo, por isso, é importante que mantenha os níveis de stress o mais baixos possíveis. Certifique-se que tem uma boa noite de sono e faça coisas que o deixem feliz.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Omeprazol para aliviar dores agudas do estômago
O omeprazol funciona se os sintomas de queimação ou azia forem persistentes ou muito frequentes, como, por exemplo, 3 ou mais episódios por semana. Nestes casos, o uso do omeprazol por vários dias está indicado.

Os principais sintomas da azia são:

  • Azia.
  • Queimação no estômago.
  • Má digestão.
  • Acidez estomacal.
  • Desconforto estomacal.
  • Sensação de peso no estômago.

Qual suco é bom para azia? Os melhores sucos para azia são aqueles não ácidos, sem açúcar e com alimentos ricos em fibras – como suco de maçã, de pêra, de melancia e sucos verdes com couve.

Azia, angina e ataque cardíaco podem ser extremamente semelhantes. Até mesmo médicos experientes nem sempre conseguem discernir de imediato qual é qual, necessitando de consultar o histórico médico do paciente ou de realizarem exames físicos para chegar ao diagnóstico.