O que causa avc?

Perguntado por: ufogaca . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 13 votos

O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.

Como citamos anteriormente, algumas das causas do AVC são tabagismo, sedentarismo, obesidade e colesterol alto. Manter hábitos saudáveis é fundamental para evitar os derrames cerebrais, como também para prevenir diversas outras doenças.

Quais são os principais sintomas?

  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Robson Fantinato. Para o médico, o índice de AVC em jovens está crescendo por causa do aumento da aterosclerose (doença crônica caracterizada pela formação de placas de gorduras na parede dos vasos sanguíneos).

Existem três tipos diferentes de AVC, sendo eles: o AVC isquêmico, o AVC hemorrágico e o AVC transitório, que também pode ser denominado de Acidente Isquêmico Transitório (AIT).

A possibilidade de reversão do problema vai depender da extensão do derrame, da área do cérebro atingida e dos tipos de tratamento disponíveis. Entre as principais sequelas que um AVC pode deixar estão a morte, em 25% dos casos, perda da fala, dos movimentos ou do contato com o meio externo (estado vegetativo).

Os AVCs silenciosos podem afetar qualquer região do cérebro e são até 10 vezes mais frequentes do que um acidente vascular cerebral convencional. Os pacientes com essas imagens não apresentam os sintomas clássicos de um caso de AVC.

7 SINAIS DE AVISO ANTES DE UM AVC!

  • Perda de equilíbrio. A pessoa que está sofrendo um acidente vascular cerebral perde o equilíbrio e coordenação.
  • Problemas com a visão. ...
  • Paralisia facial. ...
  • Fraqueza nos braços. ...
  • Alterações na fala. ...
  • Dor de cabeça. ...
  • Confusão mental.

Ansiedade, raiva e estresse aumentam risco de infarto e AVC.

Existe mais de um tipo de AVC
O isquêmico é o mais comum, responsável por 80% dos casos. Já o hemorrágico, que acomete os 20% restantes, é o tipo mais perigoso de AVC devido ao maior risco de morte e sequelas severas à pessoa.

Apesar de não ser raro em pessoas jovens, geralmente o AVC acomete pessoas acima de 45 anos e atualmente, no HGF, o índice de pessoas com idade inferior a essa já chega a 10%”, ressalta o neurologista.

Uma combinação de tratamento médico, comunicação regular com seu médico e mudanças no estilo de vida pode colocar os sobreviventes de AVC no caminho da recuperação e de uma vida normal e saudável.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.