O que causa afta na língua?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Como tratar a afta?

  1. resfriar a boca com gelo;
  2. pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  3. medicamentos de uso oral;
  4. bochechos com própolis;
  5. medicamentos antiácidos;
  6. raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

Cerveja, vinho, refrigerante, sucos cítricos e café fazem parte da lista de bebidas que é melhor evitar se estiver se recuperando das aftas. O álcool, o açúcar, a acidez e até a temperatura elevada desses drinks podem ser desconfortáveis para quem tem o problema de saúde.

Uma afta geralmente cicatriza num período de até 21 dias e quando isso não ocorre, deve-se ligar o alerta, pois pode significar que a ferida seja o sintoma de uma doença mais grave, como câncer de cabeça ou pescoço.

Como dito, as aftas se tratam de pequenas úlceras não tão profundas e que podem surgir em diversos pontos da zona bucal, sendo bem comuns na língua.

Prevenção: As vitaminas chamadas riboflavinas ou vitaminas B2 são responsáveis por prevenir o aparecimento de aftas e de queiloses (fissuras nos lábios). Embora a vitamina B2 esteja presente em alguns tecidos do corpo, como fígado e rins, ela não é armazenada de forma acentuada.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Carnes magras;
  • Fruta (como acerola, caju, goiaba, manga, morango, laranja e limão);
  • Leite (fresco ou em pó);
  • Queijos;
  • Iogurtes;
  • Ovos;
  • Vegetais (como brócolis, couve e couve-flor).

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac…

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

A dica para distinguir ambas as lesões é o tempo de evolução, que costuma ser curto nas aftas simples, mas não melhora nas lesões malignas. A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz.

aftas traumáticas: são causadas por algum trauma local como, por exemplo, por uma prótese dentária mal adaptada; aftas alérgicas: resultam de uma reação alérgica a determinados alimentos ou medicamentos; aftas provenientes de doença: podem resultar de doenças, por vezes, graves.

Os medicamentos mais usados para o tratamento de afta são:

  • Gingilone.
  • Hexomedine.

Vinagre. O vinagre de maçã possui algumas propriedades antimicrobianas que podem contribuir para reduzir o desenvolvimento e a reprodução de bactérias. Dessa forma, ele é uma ótima forma de acabar com as aftas rápido, pois ele contribui para a remoção das bactérias que podem atrapalhar o processo de cicatrização.