O que causa acidente vascular cerebral?
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
O que leva uma pessoa a ter um AVC
O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.
O que são fatores de risco para acidente vascular cerebral
Os principais factores de risco para a manifestação de um AVC são: a idade, a patologia cardíaca, a diabetes mellitus, aterosclerose, hereditariedade, raça, contraceptivos orais, antecedentes de acidentes isquêmicos transitórios (AIT) ou de acidentes vasculares cerebrais, hipertensão arterial, dislipidemia, ...
O que causa um AVC e como prevenir
Como citamos anteriormente, algumas das causas do AVC são tabagismo, sedentarismo, obesidade e colesterol alto. Manter hábitos saudáveis é fundamental para evitar os derrames cerebrais, como também para prevenir diversas outras doenças.
O que pode causar o Ave
O neurologista afirma que a principal causa do AVE é a hipertensão arterial sistêmica. “Os riscos de ocorrer um AVE diminuem em até 60% se a pressão arterial mantiver-se controlada em até 120/80 mmHg.” Outros fatores de risco importantes são o diabetes melitus, o tabagismo, colesterol elevado, obesidade e sedentarismo.
Quem tem mais chances de ter um AVC
Mulheres com idades entre 25 e 44 anos têm mais chances de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), do que os homens com a mesma faixa etária, diz estudo publicado no periódico Stroke, da American Heart Association.
Quem tem AVC isquêmico volta ao normal
A recuperação de um acidente vascular cerebral é um processo lento e gradual. Sendo praticamente aceite que o pico de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o Acidente Vascular Cerebral.
É possível ter um AVC com a pressão baixa
A queda abrupta de pressão, também, pode provocar problemas graves de saúde. Alguns exemplos são síncope (perda de consciência), sepse (infecção generalizada), infarto, insuficiência renal e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Quais são os sintomas de um AVC silencioso
AVC silencioso pode causar demência vascular ao longo do tempo. Boca torta, fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo e dificuldade para falar estão entre os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e acendem um alerta de que é preciso buscar ajuda médica o mais rápido possível.
É possível ter um AVC e não saber
Os AVCs silenciosos podem afetar qualquer região do cérebro e são até 10 vezes mais frequentes do que um acidente vascular cerebral convencional. Os pacientes com essas imagens não apresentam os sintomas clássicos de um caso de AVC.
Quais os 4 tipos de AVC
Veja a seguir os diferentes tipos de AVC:
- AVC Isquêmico. A maioria dos acidentes vasculares cerebrais (87%) são isquêmicos. ...
- AVC Hemorrágico. Um AVC hemorrágico ocorre quando uma artéria do cérebro se rompe. ...
- Ataque Isquêmico Transitório (AIT) ...
- Sinais e Sintomas de AVC.