O que causa a candidiase?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 6 votos

A principal causa de candidíase são fungos do gênero Candida, podendo ser o Candida albicans ou outras variantes, como a Candida lusitaniae. Esses fungos gostam de ambientes quentes e úmidos, por isso se proliferam em pontos com dobras no corpo ou espaços do corpo que são mais propensos ao acúmulo de umidade.

Geralmente, a candidíase está associada à queda da imunidade, ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, à gravidez, diabetes, alergias e ao HPV (papiloma vírus). Apesar de não ser considerada uma infecção sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais.

Relação sexual sem o uso de preservativo; Terapia de reposição hormonal; Uso de roupas íntimas de tecidos sintéticos; Absorventes e roupa apertada — ambos abafam a região.

Arroz branco, alimentos ricos em açúcares, farinhas brancas e derivados são responsáveis por deixar o pH do organismo ácido. Procure consumir carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras.

Utilize sabonetes íntimos neutros; Opte por roupas íntimas de algodão; Use medicamentos antifúngicos indicado pelo ginecologista.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Não subestime os sintomas ou a infecção pode evoluir para os rins ou mesmo a corrente sanguínea, causando a falência múltipla dos órgãos. Invista na saúde preventiva, cuidando da sua imunidade e fazendo o check up com frequência.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Atualmente, existem medicamentos mais modernos, como o clotrimazol de 1 dia. Trata-se de um comprimido vaginal que resolve a candidíase com apenas uma aplicação.

Dentre os medicamentos com o tempo de tratamento mais rápido para candidíase temos, por exemplo: Clotrimazol creme 2%: uma aplicação por noite durante 3 dias. Miconazol óvulo 200 mg: uma aplicação por noite durante 3 dias.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

Corrimento esbranquiçado
O corrimento branco, ou amarelado, se assemelha a uma nata de leite. Esse líquido é grumoso, ou seja, apresenta grumos.

O fungo é um germe oportunista que se prolifera com maior intensidade quando nosso sistema imunológico é afetado, causando assim um quadro infeccioso. Exemplo desta transmissão é a Candidíase, infecção provocada por fungos. Esta infecção pode ser transmitida através de relações sexuais em mulheres e homens.

Conheça a seguir sete tipos de alimentos que podem piorar a candidíase e devem, portanto, ser retirados da dieta de quem sofre com esta doença.

  • Carboidratos simples. ...
  • Carnes processadas. ...
  • Açúcares. ...
  • Frutas com alto índice glicêmico. ...
  • Proteínas animais. ...
  • Oleaginosas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • O real papel da alimentação na candidíase.

Com diagnóstico correto e tratamento prescrito por um ginecologista, é simples resolver o problema. A questão é quando a candidíase se torna recorrente, com eventos de repetição. Nestes casos, cerca de 5% a 10% das mulheres têm episódios em números superiores a quatro vezes por ano.