O que caracterizou o fascismo italiano?

Perguntado por: dfreitas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A ideologia fascista se caracteriza pelo totalitarismo, a defesa um governo forte e centralizado, onde não existem partidos políticos, eleições ou parlamento. Também era contra as ideias socialistas, liberais e democráticas.

O fascismo se caracteriza por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, autoritário, antiliberal e antisocialista, anticomunista e nacionalista. Algumas características gerais: Estado totalitário: o Estado controlava todas as manifestações da vida pública e privada da população.

Dessa forma, o fascismo clássico apresenta cinco características: é chauvinista, antiliberal, antidemocrático, antissocialista e anti-operário.

A ideia dos fascistas era tomar o poder da Itália a partir da via eleitoral, mas também por meio de atos violentos contra os opositores, especialmente contra os socialistas. O uso da violência pelos fascistas contra os socialistas recebeu forte apoio de diversas camadas da sociedade italiana.

Existem alguns fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nacional Fascista na Itália, como a grave crise econômica que a Itália enfrentava e o não atendimento de reivindicações territoriais no pós Primeira Guerra Mundial.

A tradição romana é aqui uma ideia de força. Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados no dia 26 de maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".

O movimento fascista nasceu na Itália em março de 1919, quando Benito Mussolini fundou o Grupo Italiano de Combatentes (FIC), que viraria o Partido Nacional Fascista (PNF), uma organização paramilitar de cunho nacionalista que unia em especial ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial, homens desempregados e jovens.

O fascismo foi um regime político totalitário que surgiu na Itália entre as décadas de 1920 e 1940. Essa frustração vai inflar ainda mais o nacionalismo italiano. Além disso, com a guerra, o país sofreu queda na produção industrial e queda na produção agrícola.

A subida de Mussolini ao poder permitiu que ele implantasse a ditadura fascista em território italiano, destruindo o sistema político do país, fechando todos os partidos, acabando com as eleições e silenciando e perseguindo os opositores. O Estado passou a ter um grande controle sobre aquela sociedade.

Em maio de 1922 o Partido Fascista contava com 322 mil filiados. Em 24 de outubro de 1922, em Nápoles, os fascistas, num comício, passaram a exigir publicamente a chefia do governo.

De forma geral, o fascismo é um regime autoritário com concentração total do poder nas mãos do líder do governo. Esse líder deveria ser cultuado e poderia tomar qualquer decisão sem consultar previamente os representantes da sociedade.

Benito Mussolini foi o líder do fascismo italiano e governante da Itália de 1922 a 1943. É considerado um dos grandes tiranos do século XX. Mussolini, cujo nome completo era Benito Amilcre Andrea Mussolini, viveu de 1883 a 1945.

Como consequência, o fascismo trouxe uma ditadura totalitária, fim da democracia e dos partidos, controle sindical, perseguições de opositores, censura dos meios de comunicação e controle total na educação e nas escolas.

Os fascistas acreditavam que o excesso de comércio internacional tornaria a economia nacional dependente do capital internacional e, portanto, vulnerável às sanções econômicas internacionais. A auto-suficiência econômica, conhecida como autarquia, era um dos principais objetivos da maioria dos governos fascistas.

Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do fascismo? A - Totalitarismo, Militarismo, Nacionalismo, culto à força física, antissocialismo, censura e repressão aos movimentos de oposição.