O que acontece se usar minoxidil demais?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A quantidade de minoxidil aplicado no couro cabeludo que entra e vai para o sangue é mínima, porém, quando usado em doses maiores que as recomendadas pelo dermatologista, haverá uma maior absorção que pode levar a aumento de pelos inclusive em áreas distantes do couro cabeludo como braços e tronco.

Após o início do uso é necessário um período de quatro meses para que se possa observar resultados, e o efeito completo da medicação acontece após dois anos de uso contínuo. Os dois efeito colaterais do mais frequentes dos minoxidil tópico são: Alergia e aparecimento de pêlos na face .

Entretanto, seu uso incorreto pode levar à diversos problemas, incluindo a piora da queda de cabelo e agravamento da rarefação capilar. Assim, antes de aprender como usar minoxidil é preciso saber se e quando usá-lo. Para isso é recomendado se fazer uma avaliação médica completa com um médico especialista.

Mas, e após os 6 meses de tratamento, como devemos proceder? Quando o uso de minoxidil é para o tratamento de calvície (alopecia androgenética) é fundamental continuar o tratamento e acompanhamento médico por tempo indeterminado.

A dose de manutenção se situa entre 10 e 40 mg por dia. A dose máxima é de 100 mg por dia. hipertensão: iniciar com 0,2 mg por kg de peso corporal (máximo de 5 mg) por dia, em dose única.

Então se você passa o composto no rosto e já sai pra rua, se expondo ao sol, o álcool tende a evaporar e o efeito do Minox praticamente será cortado, não deixando que o produto seja absorvido por completo pela pele.

Minoxidil faz o cabelo cair? Sim, mas é uma ação temporária. Como ele está modificando as fases capilares (ele prolonga a anágena, ou seja, o tempo de desenvolvimento do fio), faz com que alguns fios caiam no primeiro mês. No entanto, os novos vão crescer logo em seguida.

O Minoxidil tópico indicado 1 ml a cada 12 horas, portanto duas vezes ao dia, tanto para homens quanto para mulheres, sendo homens a 5% mulheres a 2%.

Sim. Não há qualquer contraindicação em relação a dormir após a aplicação do Minoxidil. Aliás, a aplicação noturna do Minoxidil pode ser muito indicado, por não haver exposição direta ao sol reduzindo possíveis reações irritativas do produto no local de aplicação.

Utilize após lavar os cabelos
Outra forma de melhorar a permeação do minoxidil é usando, com o cabelo seco, o boné Capellux, que emite luzes de LED de 660 nanômetros responsáveis por aumentar a vasodilatação local, o que ajuda na penetrabilidade do tônico. Usar sempre antes da aplicação do produto.

Quem usa Minoxidil pode sair no sol? Verdadeiro, não existe nenhuma contraindicação de se expor ao sol caso esteja usando o Minoxidil.

Uma vez indicada pelo médico, o uso do medicamento não deve ser interrompido mesmo se houver queda de cabelo com minoxidil nas primeiras semanas após o início do tratamento. Mas o especialista deve ser notificado desse efeito colateral para que ele avalie a necessidade de examinar ou até suspender o produto .