O que acontece se tomar muito remédio de uma vez?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Em casos de intoxicação grave, pode haver hipertensão arterial, tremores, tonturas, sonolência, confusão mental, convulsão, alucinações e palpitação. Outros tipos de medicamento que causam intoxicações graves, levando muitas vezes a óbito por overdose, são os antidepressivos, tranquilizantes e anticonvulsivantes.

Hoje, abordamos a superdosagem de medicamentos, que acontece quando são ingeridas quantidades além daquela receitada por um profissional. Essa situação pode acontecer mesmo nos casos em que os remédios possuem menor concentração de substâncias e efeitos considerados brandos.

O seu uso indiscriminado pode causar problemas renais, cardiológicos, hemorrágicos e hepáticos. A administração excessiva de ibuprofeno contribui para insuficiência renal, hepática e problemas gastrointestinais. A forma correta de se utilizar o medicamento é por meio de prescrição médica.

O processo é evidenciado por sinais e sintomas ou mediante exames laboratoriais, a intoxicação pode ser aguda (Único ou Múltiplos contatos; Dentro de 24h; Efeitos imediato ou até 2 semanas) ou crônica (Exposição prolongada; Doses acumulativas; De 3 meses a anos).

Realmente quem usa drogas sente muita sede, principalmente quando falamos do Ecstasy e do MDMA, essas são substâncias extremamente nocivas e que causam uma sede incontrolável na pessoa que fez uso delas.

Drogas depressoras da atividade mental são aquelas que produzem sonolência, diminuição da ansiedade, sensação de relaxamento, diminuição da velocidade do pensamento e prejuízos da coordenação motora. As drogas depressoras são: álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos, opiáceos e inalantes.

Ibuprofeno
Os sintomas da superdose incluem náusea, vômito, dor abdominal, letargia e sonolência.

Exceder a dose de 1200 mg de ibuprofeno (mais de dois comprimidos de 600 mg, por exemplo) aumenta o risco de paragem cardíaca em 31 por cento.

“O uso prolongado de anti-inflamatórios como o ibuprofeno pode trazer alguns efeitos colaterais sérios, como insuficiência renal, gastrite, sangramento digestivo, entre outros.

Fármacos como analgésicos e anti-inflamatórios – ácido acetilsalicílico, diclofenaco, dipirona e paracetamol – ocupam a segunda posição entre os medicamentos que mais provocam intoxicação, seguido de antialérgicos e antigripais.