O que acontece se tomar creatina é não malhar?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.

Como deu para perceber, a creatina tem muitas funções além de atuar no aumento da força e da massa muscular. Portanto, sim, é possível tomar creatina sem treinar dependendo do seu objetivo.

Em relação ao desempenho muscular, a maioria dos estudos afirma que a creatina é segura para o consumo a longo prazo e, até o momento, nenhum estudo demonstrou que a creatina faz mal a saúde.

A creatina incha a barriga? Algumas pessoas podem relatar que a creatina incha a barriga. Isso pode ocorrer devido a um aumento da retenção de água nas células musculares, o que pode fazer com que a suplementação de creatina deixe os músculos mais cheios e uma sensação de inchaço abdominal.

O ideal é que ela seja ingerida todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo. Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato.

Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida.

Quanto tempo demora para fazer efeito? Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.

Nós não vemos pacientes que começam a tomar creatina, principalmente os predispostos com alopécia androgenética, com o cabelo caindo. Não foi comprovada a relação entre a queda de cabelo e o consumo do suplemento". Dra. Isis Toledo também explicou que a creatina não causa mudanças hormonais no corpo humano.

A maioria dos estudos científicos realizados até o momento não encontraram evidências de que a suplementação de creatina (em doses recomendadas) cause danos renais em indivíduos saudáveis.

Há anos, existe uma polêmica em torno do uso da creatina mas, apesar de alguns relatos de casos na literatura, os estudos científicos não têm evidências suficientes para sustentar a ideia de que a suplementação de creatina apresente risco de lesão renal para o indivíduo saudável.

Porém, a creatina não aumenta a gordura corporal e pode ser eficaz na perda de peso, já que ela ajuda a manter o tecido muscular e o metabolismo ativo. Além disso, a creatina ajuda a repor a reserva de energia, o que aumenta o desempenho durante a atividade física e contribui para a perda de peso.

Para sentir os efeitos da creatina, as reservas de creatina nos seus músculos precisam aumentar até o ponto de saturação. Esse processo leva cerca de 1 a 4 semanas, dependendo se você fez saturação ou não.

Ajuda na produção de colágeno. A creatina fornece energia para as células da pele, estimulando a produção de colágeno. Com o envelhecimento, a produção de colágeno natural diminui e, assim, a creatina pode ajudar a manter a firmeza da pele.

"Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra. Marcela.

Pode consumir cratina e cafeína juntos? Em princípio, não há problema. A hipótese de que a cafeína reduz os efeitos da creatina ainda é estudada, mas não parece ter respaldo. Misturar creatina e cafeína na verdade pode até aumentar potência e força, como explica Laís Gouveia.

Em resumo, se você estiver procurando aumentar a sua força e energia, a creatina pode ser a melhor escolha para você. Por outro lado, se você estiver mais interessado em construir e manter a massa muscular magra e, além disso, melhorar a sua recuperação muscular após o treino, o whey pode ser a escolha ideal.