O que acontece se tiver excesso de proteína no corpo?

Perguntado por: iramos3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Entre as principais consequências do excesso de proteínas, destacam-se o aumento do risco de doenças cardiovasculares, pedra nos rins, aumento de peso e problemas no fígado. Para evitar complicações, é fundamental ter moderação e conhecer a quantidade ideal de proteínas que se deve comer.

Consumir mais de 30 gramas por refeição
Como diz o velho ditado, “tudo o que é demais faz mal”. E com a proteína não poderia ser diferente. Por isso, o ideal é ingerir de 25 a 30 gramas do nutriente por refeição. O excesso de proteína, como já dito, pode sobrecarregar o fígado e os rins.

Mas, se a pessoa optar por ingerir uma carga aumentada de proteínas, maior que 1,8 gramas por quilo de peso por dia, esta pessoa deverá aumentar a ingestão de líquidos para proteção contra a desidratação.

Ganho de peso
Ao consumir um grama de proteína, você também estará ingerindo cerca de 4 calorias, ou seja, se você ingerir 100 gramas de proteínas, você adicionará 400 calorias ao seu cardápio, logo, em uma semana, você acrescentará 2800 calorias extras ao seu planejamento.

PROBLEMAS HEPÁTICOS: o excesso de proteína será quebrado para formação de energia ou transformado em gordura pelo fígado. Neste processo, há formação de amônia no sangue, uma substância tóxica que precisa ser excretado do organismo. A amônia é transformada em ureia para ser eliminada na urina.

Qual é a porcentagem das calorias diárias que deve vir de proteínas? Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Saiba quais são os principais sintomas de deficiência de proteínas no sangue.

  • Flacidez muscular.
  • Esgotamento físico e mental.
  • Queda de cabelos e unhas fracas.
  • Pele sem viço.
  • Cicatrização lenta.
  • Inchaço corporal.

A falta de proteínas no sangue que ocorre devido às perdas na urina também podem provocar várias outras alterações, tais como: Aumento da incidência de infecções, uma vez que os anticorpos também são um tipo de proteína excretada inapropriadamente na urina.

As proteínas possuem capacidade termogênica, então elas aumentam o nosso gasto energético. Claro que não basta somente comermos proteína. Se estivermos em superávit calórico (consumo maior que o gasto), a capacidade termogênica não será o suficiente para fazer com que a gente emagreça.