O que acontece se o rei Charles morrer?

Perguntado por: irezende9 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Em caso de morte ou renúncia de Charles III, o herdeiro é o William, filho mais velho do atual rei.

Quem será o sucessor do rei Charles III no caso de renúncia ou morte? A regra estabelece que, quando um monarca morre ou renuncia ao posto, seu primeiro sucessor é o filho mais velho. Com a ascensão de Charles III, o príncipe William passou a ser oficialmente o novo herdeiro do trono da família real britânica.

Com isso, seu primogênito, William, se tornará o primeiro na linha de sucessão da realeza.

Aos 74 anos, Charles assume a função em um momento delicado, com a economia britânica pressionada pela inflação e com a família real envolvida em uma série de polêmicas. (veja abaixo como foi o evento).

  • Príncipe Harry
  • William, Príncipe de Gales

Quando o príncipe William se tornar rei, sua riqueza deverá crescer exponencialmente. Além de herdar dinheiro da Rainha e do Príncipe Charles, ele herdará o Ducado da Cornualha. As joias da coroa atualmente pertencem à rainha, portanto, quando o príncipe William se tornar rei, ele herdará uma infinidade de belas joias.

Na monarquia britânica, a rainha consorte é a esposa do rei. Possui o mesmo título hierárquico, mas não tem os poderes políticos e militares do rei. Conceito de rainha consorte. A rainha consorte é a esposa do rei, em regimes monárquicos em geral.

O regime em vigência no Reino Unido é a monarquia parlamentarista. Nele, a figura do rei exerce a função de chefe de estado, com uma função diplomática, sendo o primeiro-ministro, eleito pelo parlamento, o chefe de governo. Atualmente, o cargo de primeiro-ministro é ocupado por Rishi Sunak.

Na Europa, países como Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega e Suécia são monarquias. No Oriente Médio, a lista inclui Arábia Saudita, Catar e Kuwait, entre outros. Na Ásia, o exemplo mais conhecido é o do Japão.

A palavra consorte é usada para mostrar que, apesar de ter título equivalente ao do marido, ela não possui os mesmos poderes políticos e militares que o soberano.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, naquele evento foram gastos 1,573 milhão de libras, mais de 50 milhões de libras em valores atuais.

O monarca tem a função de: assinar leis; abrir e fechar o parlamento em períodos eleitorais; e representar a construção de uma identidade nacional. No entanto, seus poderes são mais simbólicos e cerimoniais.