O que acontece se não respirar pelo nariz?

Perguntado por: dmagalhaes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Surge assim ressecamento bucal, doença gengival, dentes fracos, alteração da arcada dentária e dos ossos da face, dores crônicas da face e de cabeça, dentro outros sintomas.

dificuldade de deglutição; flacidez da musculatura facial; infecções das vias aéreas (faringite, amigdalites, pneumonia);

A melhor maneira de se respirar é sim pelo nariz. A respiração nasal umidifica e aquece o ar, além disso, o nariz funciona como um filtro, pois purifica o ar e dificulta que impurezas entrem no organismo. Para manter uma vida equilibrada e saudável é importante respirar pelo nariz.

Riscos de respirar pela boca
Se respiramos pela boca, não preparamos o ar para os nossos pulmões e mais, podemos aumentar o risco de infecções das vias aéreas, de ocorrência de ronco e apneia do sono, sem falar no cansaço mais frequente e alterações da face.

Quem respira muito pela boca não tem filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que pode gerar repercussões pulmonares negativas, além de contribuir para a entrada facilitada de agentes contagiosos. A laringe e a traquéia também sofrem o risco de serem comprometidas.

Sim, respirar pela boca pode fazer mal não só para a garganta, mas para toda a via aérea. O nariz funciona 24 horas. Ele aquece, umidifica, retém partículas maiores de sujidades e, por fim, acaba purificando o ar que respiramos.

Respirar pela boca: tratamento
Ainda segundo o especialista, o tratamento tem como objetivo restabelecer a anatomia respiratória para que o paciente consiga usar o nariz corretamente para a respiração. “Dependendo do grau de obstrução nasal, a cirurgia é o tratamento mais indicado”, afirma o Dr. Arnaldo.

O ar é inspirado pelas narinas e expelido pela boca ou nariz (vai depender de como a pessoa a mantém – aberta ou fechada). Assim, é possível garantir boa qualidade do ar e preservar o corpo de impurezas.

Encher os pulmões, não apenas o tórax, mas também o abdômen, pois nas bases pulmonares têm muito mais alvéolos e capilares sanguíneos que irão aumentar a troca gasosa”, pondera o fisioterapeuta. “Para finalizar com a respiração, podemos fazer expiração pela boca.

Contudo, isso não deve virar um hábito. Isso porque a saliva exerce uma função bastante importante na saúde bucal. Ao dormir com a boca aberta, o pH dela sofre alteração, tornando-a mais ácida, o que contribui para o desgaste do esmalte dos dentes.

O nariz entupido a noite pode surgir devido a infecções como gripes, resfriados, COVID-19 ou sinusite crônica, por exemplo, que provocam aumento das secreções nasais, podendo piorar à noite ao deitar, pois ao deitar o fluxo de sangue para o nariz aumenta, além de que estar deitado dificulta a drenagem da secreção nasal ...

"O pescoço acaba retraído, com o queixo para dentro, o tórax se torna encurvado e a barriga fica proeminente", descreve Bohadana. E, como se não bastassem todas essas alterações físicas, dormir de boca aberta também provoca consequências bem sérias no cérebro e no comportamento.