O que acontece se não curar a gripe?
“Na verdade, toda infecção de vias áreas superiores (gripe ou resfriado) podem complicar com uma doença bacteriana de vias aéreas superiores (ex: sinusite, otite) ou de vias aéreas inferiores (ex: pneumonia). Esta última pode ser bacteriana ou viral. Cabe ressaltar que as duas podem coexistir”, explica o médico.
O que acontece se não cuidar de uma gripe
De modo geral, qualquer infecção respiratória pode evoluir para uma pneumonia, como é o caso de uma gripe mal curada. O vírus da Influenza é, portanto, um dos seus principais agentes.
Quando a gripe é perigosa
Em pessoas vulneráveis, a gripe pode ser mais perigosa e é chamada de gripe complicada. Isso acontece quando ocorre: Pneumonia causada diretamente pelo vírus influenza (pneumonia viral); Pneumonia bacteriana (quando bactérias se aproveitam da fragilidade do organismo e infectam os pulmões);
Quanto tempo o corpo leva para se curar de uma gripe
Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.
O que pode virar uma gripe mal curada
O profissional explica que, no caso da gripe, a infecção é viral (ou seja, causada por um vírus). Se não tratada adequadamente, ela resulta em um quadro inflamatório tão intenso no paciente que abre brechas para complicações e até infecções bacterianas (casos da sinusite e de alguns tipos de pneumonia).
Quando a gripe pode virar pneumonia
Qualquer infecção respiratória pode gerar uma pneumonia
“Na verdade, toda infecção de vias áreas superiores (gripe ou resfriado) podem complicar com uma doença bacteriana de vias aéreas superiores (ex: sinusite, otite) ou de vias aéreas inferiores (ex: pneumonia). Esta última pode ser bacteriana ou viral.
Como saber se a gripe evolui para pneumonia
Para identificar se uma gripe evoluiu para uma pneumonia, a médica aponta alguns sintomas comuns que se deve ter mais atenção. Normalmente, o paciente começa com sintomas gripais acompanhados de dor no peito, tosse carregada — com catarro espesso, mais amarelado —, falta de ar e febre acima de 37,8ºC.
Quais as sequelas que fica depois da gripe
A gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias, sem deixar sequelas ou produzir complicações. Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Como saber se a gripe é bacteriana ou viral
Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.
O que não pode comer quando está com gripe
Confira uma lista do que não pode comer se quando está gripado se deseja uma recuperação mais rápida e tranquila:
- bebidas alcoólicas;
- café;
- laticínios;
- açúcar;
- comidas apimentadas e muito condimentadas.
É bom suar quando se está com gripe
Quando a temperatura do corpo aumenta, microrganismos invasores, como vírus e bactérias, têm dificuldade para continuar se multiplicando e morrem. Depois de combater esses microrganismos, o corpo precisa voltar para sua temperatura normal e, para isso, o suor é a forma mais eficaz2.
Como evitar gripe virar pneumonia
“Porém, qualquer pessoa pode desenvolver pneumonia, principalmente em períodos de baixa imunidade. A recomendação é, quando gripado, evitar tabagismo e ingesta de álcool, ter uma alimentação balanceada e se hidratar”, salienta o pneumologista.
Estou com gripe A mais de 1 mês
Resumindo, as gripes e resfriados são quadros virais e auto-limitados, portanto o tratamento é voltado principalmente para a diminuição dos sintomas e para diminuir a chance de complicações. Quando os sintomas persistirem mais do que 7-10 dias deve ser procurada assistência médica especializada.
Como saber que a gripe está acabando
A maioria dos resfriados costuma durar pelo menos quatro dias, mas essa média pode variar entre apenas dois ou até sete dias até que o corpo se recupere da infecção. Depende muito do caso e do quadro.