O que acontece se não comer depois do treino?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Isso porque, de acordo com Costa, não comer nada aumenta o catabolismo, que é o processo de quebrar moléculas mais complexas em formas mais simples. Ou seja, as proteínas são transformadas em aminoácidos, e não o contrário {que é o que a gente busca com os exercícios}.

Por que é necessário comer após o treino? Nosso organismo possui uma reserva de energia, mas quando treinamos de forma intensa, ela é gasta rapidamente. Dessa forma, comer após o treinamento de musculação ou corrida, por exemplo, é importante para fazer a reposição de energia e do tecido muscular.

Se o seu intuito é perder peso, vai se sentir compelido a comer mais após consumir açúcar. Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros.

Especificamente para os praticantes de atividade física, a ingestão de valor baixo de proteínas impede a recuperação plena do corpo após os exercícios. Para a nutricionista Cristiane Perroni, o consumo é fundamental, mas nunca em excesso.

E mais, com o aumento da frequência cardíaca, há maior desvio de oxigênio para a contração muscular e mesmo após o exercício sabemos que o consumo de oxigênio é elevado, consequentemente, haveria um fluxo menor dele no trato digestório, impactando também na vontade de comer.

5 suplementos para ajudar a otimizar seu treino

  1. Whey Protein. O Whey Protein sempre vem em primeiro lugar. ...
  2. Creatina. A creatina é um suplemento que visa prioritariamente aumentar a sua força e resistência física durante os treinos. ...
  3. Pré-Treino. O pré-treino nada mais é que um estimulante à base de cafeína. ...
  4. BCAA. ...
  5. Termogênico.

Uma boa noite de sono depois dos exercícios faz seus músculos se regenerarem das microlesões causadas pelo treino e ainda pode ajudar no ajuste de hormônios do apetite, o que é importante para quem busca emagrecimento.

Portanto, quanto mais você se desenvolve e avança para séries mais desafiadoras, mais músculos constrói. Com isso, as áreas do seu corpo que eram mais fracas começam a apresentar maior tônus muscular e, de maneira geral, seu aspecto estético muda para um físico mais escultural. Tudo isso resulta no aumento do peso.

Os carboidratos são a maneira mais eficiente de fazer essa reposição. Por isso, valorize o consumo de uma fonte leve desse nutriente – pães integrais, massas e frutas são ótimas opções – combinada com sua proteína favorita.

Mas, não é bem assim. Existe um intervalo de tempo apropriado para o consumo alimentar adequado após os treinos, e esse tempo varia entre 30 minutos até 60 minutos após a realização dos exercícios", explica Bruna. E a nutricionista completa: "Nesse período, as fibras musculares irão ser reconstruídas.

Após um treino, seu corpo está preparado para absorver proteína, por meio da resposta à insulina do corpo e da proteína disponível, e seus músculos podem absorver aminoácidos de forma especialmente eficaz para reparar e estimular o crescimento muscular.

Treinos de força e de levantamento de peso provavelmente te deixem com o maior dos apetites. Enquanto o tecido muscular se regenera ele pede por comida para recuperar as forças. Quanto mais músculos você tiver, mais faminto ficará.

Isso porque, que quem faz musculação, tem um grande gasto calórico, e, assim, o corpo requer alimentos que forneçam a energia necessária tanto para o momento do treino quanto para o pós.