O que acontece quando o terçol não estoura?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Se o terçol persistir por mais tempo, é necessário buscar acompanhamento médico e, muito provavelmente, entrar com um tratamento à base de antibióticos".

Pressionar o nódulo com a mão ou com qualquer objeto.

  1. Pressionar o nódulo com a mão ou com qualquer objeto. Geralmente, ele regride de maneira espontânea e não costuma deixar cicatriz.
  2. Aplicar maquiagem ou cremes na região dos olhos. ...
  3. Usar lentes de contato.

Se você perceber um inchaço na pálpebra, fique alerta pois pode ser sinal de terçol. O inchaço pode aparecer na parte superior ou inferior dos olhos. Em alguns casos, o inchaço pode ser acompanhado de um ponto amarelado, o que indica a presença de pus. Outro sintoma que pode surgir é o aumento da temperatura corporal.

Evolução do terçol e do calázio
Em alguns casos, porém, a dor cessa mas permanece e o volume vermelho e arredondado: o granuloma. Esse granuloma pode aumentar de tamanho ao longo dos dias, conforme as secreções ficam “represadas”. Nesses casos, é mais comum o paciente ter recidivas de calázio.

O tratamento do terçol é feito com aplicação de calor úmido no local. Nos casos de infecção por bactérias, o oftalmologista irá indicar a aplicação de colírios ou pomadas com antibióticos e a aplicação de compressas de água quente.

Se o terçol persistir por mais tempo, é necessário buscar acompanhamento médico e, muito provavelmente, entrar com um tratamento à base de antibióticos". Calázio - "O calázio, ou cisto meibomiano, é um nódulo duro, liso e geralmente indolor que surge na pálpebra.

Use um sabonete neutro ou algum antibacteriano. Depois que o terçol começa a drenar, se cura por si só, e pode deixar uma marca. É importante nunca fazer um corte no terçol para drená-lo mais rápido, porque esta punção derrama o seu conteúdo e faz com que a infecção se propague.

Manipular uma agulha na região dos olhos é perigoso pelo risco de perfuração. Além disso, se a pessoa não tiver técnicas cirúrgicas adequadas, ela pode levar mais contaminação ao local e provocar uma infecção mais generalizada — alerta Misawa.

Reforce que não se deve furar ou espremer o terçol, bem como não utilizar colírios sem consultar um médico.

A maioria das pomadas para terçol contém terramicina e prednisona em sua composição, substâncias que ajudam a eliminar a infecção ocular do organismo. Também é comum o médico receitar pomadas utilizadas no tratamento da conjuntivite, como moxifloxacino ou bacitracina de zinco.

O terçol no olho dura de 3 a 7 dias quando colírios ou medicamentos são utilizados no tratamento da inflamação. Mas, na maioria dos casos, o terçol não precisa de tratamento específico. Essa inflamação costuma desaparecer sozinha entre 15 a 20 dias.

O terçol só sara com a drenagem do conteúdo da glândula inflamada, que pode ser por dentro, via conjuntiva, ou pela pele. Essa drenagem deve ser espontânea, com ajuda de compressas mornas que amolecem o conteúdo e abrem o orifício de saída da glândula.