O que acontece depois que o terçol estoura?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Evite estourar o terçol, pois o pus liberado pode infectar o olho e se espalhar para outros locais do rosto.

É importante lembrar que em hipótese alguma deve-se tentar espremer o terçol ou coçá-lo, pois isso pode atrasar e atrapalhar a recuperação.

O terçol costuma desaparecer em cerca de quatro dias ou, o mais tardar, uma semana. A redução do inchaço, da dor e da vermelhidão são indícios de melhora. Porém, a falta de tratamento adequado pode provocar graves inflamações nos olhos, como a celulite ocular.

Alguns alertas para procurar um médico: Consulte o seu médico se: Seu tersol não desaparece depois de tratá-lo sozinho por 1 semana. Seu tersol ficar muito grande, sangrar ou afetar sua visão.

No caso do terçol, geralmente ele drena e desaparece espontaneamente cerca de 2 ou 3 dias depois de instalado o quadro. O calázio geralmente começa com inchaço e vermelhidão muito semelhantes ao terçol, mas geralmente a dor é mais leve. Também em 2 ou 3 dias, o quadro costuma regredir espontaneamente.

Para o tratamento de terçol, limpe bem a região ao redor dos olhos não deixando acumular muita secreção, aplique compressas mornas no local de 3 a 4 vezes ao dia, não esprema ou mexa na região, pois pode piorar a inflamação e não use maquiagem ou lentes de contato.

Compressa com água morna
Quando estiver morna, umedeça um pano limpo com a água e coloque-o sobre a área afetada pelo terçol durante dez minutos – cada vez que o pano esfriar, umedeça-o novamente. Esse tratamento ajuda a drenar o pus do terçol.

Geralmente, a higiene inadequada é um fator muito importante na formação de um terçol, mas existem outras questões que também podem aumentar o risco do aparecimento do problema. O terçol também pode ser causado por problemas nutricionais ou simplesmente por esfregar os olhos com mãos sujas.

Alguns fatores que podem influenciar no aparecimento dessa “bolinha” são: pele muito oleosa, processos inflamatórios crônicos e uso de lentes de contato. A pergunta eu muitos fazem, talvez por ser parecido com alguns tipos de conjuntivite, é se o terçol é contagioso.

No terçol, a causa mais comum é uma infecção bacteriana que provoca inchaço nas glândulas Zeis e Mol, localizadas próximas aos cílios. Apesar da dor e vermelhidão na região, a inflamação pode regredir e sumir de forma espontânea em cerca de 3 dias.

O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento. Mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos. Usar a aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas consegue um melhor efeito.

Infecção bacteriana. O surgimento do terçol pode ter como causa uma infecção bacteriana que é quando uma bactéria fica alojada dentro da glândula. Isso traz problema nas pálpebras e o surgimento temporário do terçol que dura em torno de 3 a 4 dias e pode desaparecer sozinho ou não.

A maioria das pomadas para terçol contém terramicina e prednisona em sua composição, substâncias que ajudam a eliminar a infecção ocular do organismo. Também é comum o médico receitar pomadas utilizadas no tratamento da conjuntivite, como moxifloxacino ou bacitracina de zinco.

"A compressa ajuda a dilatar as glândulas e a expelir o pus", completa o oftalmologista Liarte. Ele também recomenda a alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido.

Causas do terçol
O hordéolo é causado por uma infecção bacteriana, geralmente por estafilococos. Essas bactérias estão presentes na flora normal do olho e, quando ocorre um desequilíbrio, podem causar terçol, conjuntivite e outras condições.