O que acontece quando as fezes ficam muito tempo no intestino?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Quanto mais tempo demora para elas saírem, maior o risco de formação de fecaloma. Remédios para intestino preso e supositório não resolvem o problema, e as fezes acabam precisando ser tiradas em procedimento clínico ou mesmo cirúrgico com um médico.

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

O diagnóstico do fecaloma pode ser feito a partir das queixas relatadas pelos pacientes e pelo exame físico local. Adicionalmente, pode-se observar que as fezes do fecaloma habitualmente são mais densas que normalmente e imergem na água, enquanto as fezes normais normalmente flutuam.

Como fazer limpeza intestinal?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Mas não para por aí. O intestino preso também pode levar a outros problemas de saúde. Por exemplo, quando as fezes se acumulam, elas podem se tornar tóxicas e absorvidas pela corrente sanguínea, o que pode levar a problemas como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia.

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

A obstipação intestinal pode oferecer risco para a saúde quando ela não recebe a devida atenção porque a compactação e o ressecamento das fezes podem causar hemorroidas, fissura e prolapso anal; além disso, contribuir para a doença diverticular, problema que pode causar rupturas na parede intestinal.

Não atender à urgência para evacuar quando ela se manifesta também pode comprometer o funcionamento regular dos intestinos. A prisão de ventre também pode estar associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal.

Deverá ingerir caldos e sopas. A falta de líquidos é uma das principais causas de fezes duras. Certifique-se, pois, de beber bastantes líquidos para evitar a desidratação, aumentando a sua ingestão nos dias de calor ou aquando a realização de exercício.

Em geral, o reto permanece vazio, pois, antes de chegarem ao reto, as fezes ficam armazenadas no cólon descendente. Em algum momento, o cólon descendente fica cheio e as fezes passam para o reto, provocando a necessidade de evacuar (defecar).