O que acontece quando a feijoada fermenta?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Logo, não conseguimos digerir o alimento. Ele passa pelo intestino grosso sem sofrer alterações. Assim, o feijão é fermentado por bactérias boas que estão presentes no intestino, resultando na formação de gases”, explica a gastroenterologista Fernanda Oliverio.

Isso porque o feijão é rico em carboidratos não absorvíveis e, por isso, tende a fermentar no intestino.

Normalmente quando o feijão fica com o sabor amargo ou com gosto meio ácido, provavelmente está azedo.

Fermentar estas leguminosas é uma forma de ganhar tempo e ao mesmo tempo deixar os grãos mais digestivos e nutritivos (afinal, com a fermentação algumas vitaminas do complexo B aumentam e ainda melhora a biodisponibilidade de alguns nutrientes e impede que fatores antinutricionais prejudiquem a absorção de outros - os ...

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
E eles são eliminados, em grande parte, no remolho”, ressalta. Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos.

Remolho rápido para feijão
O processo de remolho rápido consiste em usar o calor para hidratar e amolecer os grãos, além de eliminar as toxinas presentes. Para isso, lave os feijões em água corrente, e coloque uma panela grande e adicione o dobro de água e leve ao fogo (sempre alto).

A nutricionista Elaine Moreira ensina a deixar o feijão de molho, entre 10 e 15 minutos, em água bem quente. Ela explica ainda que o feijão azuki é um tipo que fermenta menos.

Mas não precisa se desfazer da receita: para tirar o gosto azedo indesejado, você só precisa acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio e logo sua receita será recuperada.

Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

Para saber se o feijão é velho ou novo morda um feijão cru se for macio ele é novo se estiver duro demais é velho. Os grãos que boiarem na água quando colocar de molho também devem ser desprezados pois podem estar ocos. Evite cozinhar o feijão com sal e temperos frescos como alho e cebola.

1. Deixe o feijão de molho a noite inteira, por um período de pelo menos 12 horas. No dia seguinte, troque a água e só então cozinhe. Esse “tratamento” prévio faz diminuir a fermentação intestinal, diminuindo a produção de gases.

Quando o feijão está de molho, dá para observar uma espuminha na superfície da água, são os gases. Durante essa fermentação, há ativação da enzima fitase, que pode reduzir em até 85% o teor de fitato, fazendo com que as proteínas, minerais e vitaminas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

O feijão preto fermentado é normalmente enxaguado antes de ser usado na culinária, caso contrário, o feijão dará um sabor extremamente salgado ao prato. Pode ser usado também sem o enxague, mas neste caso, não será utilizado o sal na receita.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

Por quanto tempo deixar o feijão de molho? O feijão deve ficar, pelo menos, 12 horas de molho na água antes de ser cozido. Você pode estender esse tempo de remolho para até 48 horas, mas é importante trocar a água com frequência, de 12 em 12 horas.