O que acontece com o corpo quando estamos ansiosos?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

A produção contínua do cortisol e adrenalina é prejudicial para a saúde física e mental. Ela desencadeia uma série de efeitos negativos, como ganho de peso, dificuldade para dormir, alergias de pele, problemas gastrointestinais, entre outros.

6 sintomas físicos da ansiedade

  1. Tremores. A ansiedade pode causar tremores devido ao sistema nervoso central que é atingido pela mesma, causando-lhe tremedeiras.
  2. Cansaço. ...
  3. Sensação de falta de ar ou asfixia. ...
  4. Coração acelerado. ...
  5. Suor excessivo e mãos frias. ...
  6. Boca seca e tontura.

Seu coração. Os estressados e ansiosos crônicos apresentam risco maior de problemas cardiovasculares. Isso deve-se à frequência cardíaca constantemente elevada, a pressão sanguínea elevada e a superexposição ao cortisol.

Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais. Caso você se encaixe no que descrevemos, não se acostume ou ache que vai passar sozinho.

Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas. Isso porque, a falta de planejamento e de organização ocasionam o agravamento da ansiedade e da procrastinação.

Os ataques de pânico podem sinalizar uma crise intensa de ansiedade. A sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza acontecem nesse tipo de ataque e estão intimamente relacionados a transtornos de ansiedade.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

A dor se inicia no peito, mas pode se estender para as costas, rosto, braço esquerdo e, em poucos casos, o braço direito. Além disso, esses sinais podem vir acompanhados de suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.

Cansaço, sensação de esgotamento e dores no peito são sintomas muito comumente associados à ansiedade. E não é para menos: de acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Sendo assim, esse é um problema que faz parte do dia a dia de nossa população.

Apesar de não parecer evidente, a causa disso pode ser a ansiedade extrema. Logo, o maior problema desse sintoma é a possibilidade dele provocar diversos outros problemas. O transtorno de ansiedade eleva a produção de hormônios que afetam a nossa musculatura e, consequentemente, traz dores pela maior tensão deles.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas – Assim como o açúcar, o álcool tem uma rápida absorção no corpo e promove uma falsa impressão de felicidade e energia ao nosso cérebro. Como essa energia se esgota rapidamente, seu cérebro fica pedindo mais para que você possa continuar tendo aquela sensação boa novamente.