O que acontece com dente furado?

Perguntado por: amota . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

É importante lembrar que, quando não diagnosticado e tratado corretamente, o dente furado pode resultar em quadros mais perigosos. “Problemas como infecções, abscessos, doenças periodontais e até a perda dentária, são possíveis resultados de dente furado não tratado”, afirma a profissional.

Quando é causado pela cárie e está no começo, o ideal é uma limpeza dentária profunda. Já em estágios mais avançados e para fraturas e desgastes na obturação, é realizada uma restauração. Caso o dente sofra com uma infecção pulpar, o profissional poderá recomendar o tratamento de canal.

Quando existem cáries muito profundas ou infecções graves, que podem comprometer a saúde, também é necessária a retirada do dente. As infecções podem atingir os nervos da boca e, nos casos extremos, atingir a corrente sanguínea e provocar até problemas no coração, como a endocardite, por exemplo.

Vejamos a seguir quais são eles!

  • Dor de dente constante. A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries. ...
  • Maior sensibilidade nos dentes. ...
  • Dificuldade para mastigar. ...
  • Mau hálito. ...
  • Manchas nos dentes. ...
  • Gengiva inchada. ...
  • Buracos nos dentes. ...
  • Restauração dentária e tratamento de canal.

O curativo no dente, então, protege o dente fraturado e a sua estrutura interna e também pode ser usado em casos que o procedimento não pode ser realizado no dia ou que não pode ser finalizado no momento.

De acordo com a especialista, é muito difícil mensurar o tempo que a lesão cariosa leva para destruir o dente, pois existem muitos fatores que influenciam o avanço da infecção. Ainda assim, para que o dano se torne realmente considerável, o paciente costuma passar vários meses e até anos com o dente cariado.

Enfrentar um dente furado doendo é um quadro mais comum do que se imagina. Esse, inclusive, normalmente é um dos motivos por trás das cáries, já que a doença resulta em uma aparência infeccionada. No entanto, um dente furado doendo também pode ser causado por desgaste da obturação e fratura dentária.

Paracetamol
O Paracetamol também é um analgésico utilizado em diversas situações de dor. No caso das dores de dente, pode ser usado em situações leves e moderadas. Também é possível encontrá-lo em forma de solução em gotas ou comprimido.

Pode sim. A extração do dente é indicada mesmo quando existe inflamação ou infecção, pois somente com sua remoção iremos eliminar a causa. Para esses casos, o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios prévios à cirurgia são indicados.

A cárie profunda pode causar muitos transtornos como uma intensa dor no local afetado. A cárie superficial ela pode fazer com que haja dor na região, mas a cárie profunda faz com que essa dor seja muito mais intensa. Além da dor, outro problema mais grave que pode ser causado é a perda do dente.

O dente com cárie profunda, além de gerar dor, pode atrapalhar na mastigação, o que pode levar à problemas digestivos.

Quando a cárie não é tratada, a tendência é de que ela se agrave com o passar do tempo. As bactérias se proliferam cada vez mais e as agressões para o esmalte dentário se intensificam, podendo causar uma perda significativa da estrutura do dente ou do próprio elemento dentário.

Em alguns casos, o que você come no jantar pode agravar a dor de um dente. Alimentos muito quentes, frios, açucarados, ácidos ou com amido podem piorar rapidamente um problema de dor de dente subjacente.