O que a psicologia diz sobre pessoas introvertidas?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Já as pessoas introvertidas são reservadas, por vezes tímidas, observadoras e parecem viver mais no mundo criado em suas cabeças do que no mundo a sua volta. Isto é, a pessoa introvertida dirige as suas energias para o mundo interior, segundo Carl Jung.

A pessoa introvertida costuma fazer auto-análises, observar as suas reações diante de acontecimentos e repensar suas atitudes. Em geral, são pessoas que dão muita atenção aos seus pensamentos e sentimentos e à maneira como se sentem diante das situações que vivem.

Uma pessoa introvertida é alguém que tem uma tendência a buscar o isolamento voluntário. A pessoa introvertida tende a ter uma preferência por atividades solitárias, porém isso não significa que a pessoa tenha dificuldade em interagir socialmente ou que sinta medo de socializar, trata-se apenas de uma escolha pessoal.

São elas: o introvertido social, introvertido contemplativo, introvertido ansioso e o introvertido contido ou inibido. 1- Introvertido social – são pessoas que geralmente preferem trabalhar sozinhas, são aquelas mais quietas e reservadas.

Estudos mostram que os introvertidos têm maior probabilidade de serem diagnosticados com depressão. Isso poderia acontecer, porque os introvertidos não se sentem felizes com a mesma frequência que os extrovertidos.

Ela lista, entre esses pontos fortes, uma maior capacidade de concentração: estudos mostram que introvertidos costumam ter um foco mais estendido do que as outras pessoas, o que os torna mais propensos a dedicar as horas necessárias para dominar uma habilidade.

Ser introvertido possui suas vantagens, como: Facilidade de ter foco e concentração. Atenção nos detalhes, fazem um trabalho minucioso e preciso. Capacidade de observar e ouvir com atenção.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Eles conhecem a si mesmos
Há algo a ser dito sobre pessoas que são seguras em quem elas são. Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

O introvertido
Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo.

quando socializam com outras pessoas e recarrega sua energia curtindo um tempo sozinha e em grande medida isso se deve ao fato de que o cérebro dos introvertidos reagir a dopamina de maneira diferente do cérebro das pessoas extrovertidas. a dopamina é um neurotransmissor que dá a sensação rápidas.

INTP – Introvertido, Intuitivo, Pensador, Perceptivo
As pessoas com o tipo de personalidade INTP tendem a ser quietas e contidas.

A maioria dos INFJ é muito reservado a respeito do seu mundo interior. Profundos e complexos, os INFJ costumam reter informação e compartilham apenas uma parte de suas elaborações. Genuinamente preocupado com os sentimentos das outras pessoas, não lidam muito bem com situações de conflito.

Os introvertidos gostam das pessoas, e elas deles. A maioria dos introvertidos não têm problemas para sair em grupos, e passar o tempo com os outros. Se têm amigos, é porque conscientemente os escolheu. E estes, geralmente são poucos, mas são para a vida toda.