O que a psicóloga faz na terapia?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Os psicólogos, através da terapia, trabalham a mudança de emoções e atitudes dos pacientes para levá-los a padrões de vida mais saudáveis. Métodos certificados auxiliam as pessoas na mudança de atitude, emoções e pensamento.

Quando um psicólogo faz terapia, ele trabalha para melhorar, justamente, esses efeitos. O uso de hipnose ericksoniana, entretanto, contribui para uma otimização intensa. Como ela ajuda a lidar com fobias, conflitos, hábitos ruins e questões limitantes, dá para atingir um novo nível de saúde nesse sentido.

O tipo mais comum e conhecido de sessão de terapia é a individual, onde o paciente e o terapeuta têm encontros para discutir situações, momentos e emoções. No entanto, essa não é a única modalidade de terapia existente. Há outras formas conhecidas, sendo que suas peculiaridades se modificam conforme as características.

Ele vai buscar entender quais são os contextos sociais e pessoais em que o paciente está inserido, além de analisar quais são as suas expectativas com o processo terapêutico. A partir desse compilado de informações, o psicólogo começará a trabalhar, junto ao paciente, em busca de respostas e resultados.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

A abordagem analisa como as pessoas podem encontrar a felicidade e a satisfação com a vida através da cura de seus problemas emocionais. O psicólogo estuda os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos pacientes em busca de qualidades, talentos e habilidades. Deste modo, os aspectos positivos são sempre o foco.

Um psicólogo pode também atuar em área hospitalar, escolar, organizacional e outras, e em nenhuma dessas áreas são considerados terapeutas. Já o terapeuta é todo profissional que é formado em uma ou outras áreas voltadas para a assistência à saúde humana, seja essa física ou emocional.

O que as anotações mostrarão são os objetivos de terapia, se o paciente está progredindo e as técnicas específicas que o Psicólogo está usado.

Inclusive, “algumas sessões de terapia são particularmente desafiadoras e podem até provocar reações físicas como dores musculares, de cabeça e de estômago, fadiga, sonolência e até dificuldade para pensar e agir”, comenta a psicóloga Márcia Zuzarte.

A maioria das sessões tem uma duração média de 50 minutos. Entretanto, ela pode se estender por mais tempo, a depender da abordagem, da demanda e do acordo firmado com o terapeuta. Quanto à duração do processo, há terapias de curto prazo, que lidam com problemas imediatos, resolvendo-se em poucas sessões.

Caso o processo não esteja fluindo e essa trava esteja acontecendo por muitas sessões, converse com o profissional sobre mudar de psicólogo. Isso pode acontecer e é normal. O psicólogo pode ser perfeito para outra pessoa e muito bem recomendado, mas isso não significa que ele vai ser bom para você.

Para prestar serviços psicológicos on-line é obrigatório o cadastro no e-Psi. O e-Psi lista as(os) profissionais que estão autorizadas(os) pelo Sistema Conselhos de Psicologia a prestarem serviços psicológicos on-line.