O que a ansiedade faz com o estômago?

Perguntado por: lfogaca3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado, causando dores e náuseas, levando a pessoa a ter uma gastrite nervosa”. Sempre que não estamos bem, do ponto de vista emocional, o nosso corpo reage. Sensações como angústia, medo, ansiedade podem desencadear doenças estomacais como gastrite nervosa ou úlcera.

Flatulência (gases); Azia; Sensação de “pontadas” no estômago.

Entre os medicamentos receitados, estão os antiácidos, que neutralizam a acidez do estômago de forma eficaz5, e os antiespasmódicos, como o Buscopan, que aliviam a dor do quadro de forma rápida e prolongada.

Ansiedade e estresse são vilões do sistema digestivo
Quando o indivíduo sofre fortes emoções ou está muito ansioso ou estressado, não só o estômago como todo o sistema digestivo – que vai da boca ao reto – são afetados. Isso ocorre porque o intestino tem o próprio sistema nervoso, ligado ao cérebro por ramificações.

Meu médico explicou que quando estamos em situações de tensão, o nosso organismo acelera a liberação do cortisol e adrenalina, hormônios que elevam a produção de ácido no estômago.

Ao se sentir ansioso ou com estresse, essas vias ficam agitadas e acabam causando desconforto abdominal ou diarreia.

Os ataques de pânico podem sinalizar uma crise intensa de ansiedade. A sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza acontecem nesse tipo de ataque e estão intimamente relacionados a transtornos de ansiedade.

Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade. Ela também é responsável pelo surgimento de doenças psiconeurológicas e psicooncológicas.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

O principal sintoma da ansiedade é o refluxo ácido, que se trata de azia e queimação no estômago. Devido à hérnia de hiato, o mecanismo natural que impede que o ácido do estômago chegue até o esôfago deixa de existir. Outros sintomas comuns são: Sensação de "bolo" na garganta.

Eles são úteis durante situações estressantes, mas não no dia a dia. A produção contínua do cortisol e adrenalina é prejudicial para a saúde física e mental. Ela desencadeia uma série de efeitos negativos, como ganho de peso, dificuldade para dormir, alergias de pele, problemas gastrointestinais, entre outros.

Nos quadros de gastrite nervosa, a dor vem acompanhada de fortes pontadas no estômago que, muitas vezes, podem surgir após uma experiência que envolveu estresse e nervosismo intenso.