Faz mal passar álcool 70 em herpes?

Perguntado por: amata . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Estudos realizados na última década, demonstraram que o álcool etílico na concentração de 70%, em 30 segundos de contato com a superfície a ser higienizada, apresenta potente ação contra fungos, muitos tipos de vírus (HIV, HBV, HVC, herpes vírus, influenza vírus, adenovírus, enterovírus, rinovírus, rotavírus).

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Como cuidar das feridas? Elas devem ser lavadas, de preferência com antisséptico.

Por exemplo, o álcool pode eliminar bactérias comuns, tais como E. coli, Salmonela e Staphylococcus aureus. Outras bactérias, tais como Enterococcus faecalis, estão se tornando mais resistentes aos efeitos dos desinfetantes à base de álcool.

A pele com bolhas deve ser lavada apenas com água morna e sabonete neutro, sem bucha de banho. A região inflamada precisa ser seca com uma toalha limpa, com cuidado e sem esfregar. O herpes zoster pode ser tratado com médico infectologista ou dermatologista (em caso de lesões na pele).

Vemos com muita frequência o uso de tratamentos caseiros para herpes usando álcool e gelo, porém estes tratamenos são pouco eficazes.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas.

Alimentos ricos em lisina ajudam a suprimir o vírus do herpes. Segundo a médica, alimentos ricos em lisina, um dos oito aminoácidos essenciais, podem acelerar a recuperação das lesões de herpes.

Pomadas antivirais
As pomadas antivirais também são bastante utilizadas no tratamento do herpes labial. Elas podem ajudar a aliviar os sintomas, como coceira e ardência, e acelerar o processo de cicatrização.

Aplique gelo (cubos de gelo numa toalha húmida) ou uma embalagem fria diretamente na área infetada por alguns minutos, várias vezes ao dia. Isto aliviará a inflamação das lesões do herpes labial e proporcionará um alívio temporário.

O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.

Staphylococcus Aureus resistente à meticilina ou MRSA
Este tipo de bactéria multirresistente pode contaminar a corrente sanguínea, causar infecções de pele e nos tecidos moles, pneumonia hospitalar e, por vezes, pneumonia necrosante rápida e fatal2.

Desvantagens do álcool 70% em Gel
Dificuldade do uso de álcool gel para limpeza de superfícies grandes e diluição na água.

Os sinais da herpes genital podem aparecer entre 3 e 7 dias depois do contágio, ou em até 2 semanas. Já os da labial demoram entre 2 e 26 dias. No caso da herpes zoster, esse vírus pode ficar oculto no organismo durante anos (depois que a pessoa adquire a catapora) e reativar, principalmente, devido à baixa imunidade.