Faz mal cortar a diarreia?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Diarreia é uma defesa do corpo e não deve ser interrompida, dizem médicos.

Diarreia não tratada pode levar até à morte
Segundo o médico, essa má absorção de nutrientes tende a provocar problemas de saúde, tais como anemia carencial (deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B12), doenças ósseas (deficiência de cálcio) e alterações na pele (deficiência de vitamina B3).

Vanessa Prado, proctologista, cirurgiã e médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, explica: “Fezes paradas no intestino e no reto podem causar inflamações, infecções, hemorroidas, fissuras no ânus e muita dor na hora de evacuar.

A diarreia persistente (ou crônica) costuma durar entre três e quatro semanas e pode indicar males como a síndrome do intestino irritado ou outros mais graves, tais quais a doença de Crohn e colites ulcerosas. Tanto ela quanto a aguda podem ser amenizadas com a adoção de práticas saudáveis.

Muitas vezes, a diarreia é autolimitada, ou seja, se cura sozinha depois de alguns dias. Nesses casos, basta ingerir bastante líquido e bebidas que ajudam a repor os sais minerais perdidos, como soro caseiro e preparações líquidas vendidas em farmácias. Além de se alimentar bem até que o organismo se recupere.

Diarreia aquosa como principal manifestação
Vários germes como Cyclospora cayetanensis, Escherichia coli e Clostridium podem ser a causa. Infecções virais também são causas de diarreia aquosa. Além da diarreia, pode haver também febre baixa, geralmente menor que 38ºC.

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

De acordo com a gastroenterologista Amanda Buchmann, o repouso é uma dessas medidas. “Quando a diarreia faz parte de um quadro viral, ela pode vir acompanhada de febre ou prostração, impossibilitando que o paciente realize suas atividades normais e, consequentemente, fazendo com que necessite de repouso”.

Arroz, macarrão, semolina, fubá, água de arroz, amido de milho, cuscuz de tapioca, torrada, biscoito de amido de milho, bolacha de água e sal, pão francês; Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego);

Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

O que diferencia a diarreia da disenteria, em especial, é o aparecimento de sangue nas fezes neste último caso¹,². Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.

Como dito acima, isso inclui os gordurosos, apimentados, as frituras, os doces, entre outros. Alguns desses alimentos são considerados laxantes ou laxativos, porque aumentam a atividade do intestino, a quantidade de fezes e estimulando o peristaltismo intestinal (ligado à movimentação dos alimentos pelo intestino).

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.