Faz mal comer o plástico que vem no salame?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Por ser mais barata e não precisar de refrigeração, os invólucros sintéticos são os mais populares dentre os fabricantes de salsichas, mortadelas e salames. Por serem feitas de celulose ou plástico, os invólucros sintéticos não são comestíveis.

Os invólucros de plástico não são comestíveis, além de poderem realizar trocas com o ambiente (como ocorre em processos de cocção ou defumação) .

Respondendo de uma forma simples, o salame pode ser consumido de ambas as formas. Assim, a iguaria é frequentemente consumido crua, após passar por um processo de cura adequado.

O salame é um tipo de embutido feito a partir de carne de porco picada e temperada com uma mistura de especiarias e sal. Essa mistura é então colocada em uma tripa natural ou artificial e deixada para curar. O processo de cura permite que as enzimas da carne quebrem as proteínas, tornando ele mais macio e saboroso.

Precisa ser retirado antes de fatiar.

“As partículas podem ficar presas por um longo período no local. O organismo reconhece o plástico como algo estranho, mas tem dificuldade de se livrar dele. Quanto maior a quantidade inalada, maior tende a ser o problema na saúde”, afirma o pesquisador.

No processamento da carne utiliza-se conservantes como o nitrato e o nitrito, excesso de sal e as substâncias presentes na fumaça (no caso do processo de defumação), colaboram para o surgimento de câncer de estômago e intestino (cólon e reto).

Comer carne vermelha à noite faz mal
Mito. A carne vermelha pode ser consumida de noite assim como qualquer outro alimento, no entanto, não é recomendada em excesso, porque demora mais tempo para ser digerida no estômago. Alguns efeitos são acidez e sensação de peso, que podem ser piores na hora de dormir.

Possui uma alta quantidade de proteínas e ácidos graxos monoinsaturados, portanto seu consumo lhe proporcionará um alto nível de energia. Além disso, recomendamos que também seja ingerido pelos pequenos, pois promoverá seu crescimento.

Possui uma interessante variedade de vitaminas como B3, B9, B12 e K. Outro dos muitos benefícios deste tipo de alimento é que ele é rico em sódio e baixo em açúcar, portanto não contribui para um aumento do colesterol. Combina muito bem com um pão fresquinho .

O salame é indispensável quando se fala em lanches ou sanduíches. Além de deixar saboroso, pode ser utilizado no preparo de um lanche saudável, adicionado em pequenos pedaços ou inteiro, na combinação de queijo, peito de peru, frango e etc.

A copa suína é considerada uma iguaria nobre, seu sabor intenso e marcante é ideal para consumir como carpaccio, ou seja, cortado em fatias muito finas. Pode ser temperado com molhos ou suco de limão, pimenta-do-reino, e acompanhado de queijo parmesão em lascas finas.