Quem não pode comer salame?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Comidas embutidas recebem muita adição de sódio, condimentos e aditivos químicos que causam malefícios à saúde de qualquer pessoa, mas para mães e bebês podem ser fortemente prejudiciais. Presuntos, salames e salsichas são exemplos de embutidos que não são adequados durante a amamentação.

Possui uma alta quantidade de proteínas e ácidos graxos monoinsaturados, portanto seu consumo lhe proporcionará um alto nível de energia. Além disso, recomendamos que também seja ingerido pelos pequenos, pois promoverá seu crescimento.

Além disso, é uma excelente fonte de proteína e gordura saudável, sendo também uma ótima opção para quem segue uma dieta low-carb. Além disso, por ser um alimento curado, o salame tem uma vida útil mais longa do que outras carnes, o que o torna uma opção prática para ter em casa.

Respondendo de uma forma simples, o salame pode ser consumido de ambas as formas. Assim, a iguaria é frequentemente consumido crua, após passar por um processo de cura adequado. Durante a cura, o embutido é pendurado e deixado secar em condições controladas de temperatura e umidade.

Entre as recomendações está evitar alimentos embutidos e ultraprocessados, como salame, presunto, bacon, linguiça, mortadela, e os biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão instantâneo.

A vantagem do presunto sem a capa de gordura é que ele tem menos calorias e menos sódio - apesar de as quantidades ainda ficarem altas. Além disso, a quantidade de gordura é quase zero.

Uma porção de salame tem 41 g de gordura. Sabe-se que o limite diário recomendado é de 44-78 g de gordura. Acontece que boa quantidade da gordura do salame corresponde à gordura saturada, aquela que pode entupir as artérias e ocasionar problemas cardíacos.

Evite comer os embutidos de manhã e de noite e faça trocas por peixes e frangos.

Alimentos ricos em gordura, como salsicha, salame e hambúrguer, por exemplo, dificultam a digestão e, consequentemente, o sono.

carne bovina

O salame pode ter inúmeras variações,com temperos diferenciados e agradando a todos, mas tradicionalmente falando, o salame é basicamente feito de carne bovina ou suína cortada em pedaços (sendo que algumas versões industrializadas podem conter ainda carne de frango e coração bovino), vinho, sal e especiarias.

Os invólucros de plástico não são comestíveis, além de poderem realizar trocas com o ambiente (como ocorre em processos de cocção ou defumação) .

Ao esquentar carnes processadas no micro-ondas, podemos acabar nos expondo a elementos químicos perigosos, como o colesterol oxidado. Já foi comprovado que o reaquecimento desse tipo de proteína tem associação com o desenvolvimento de algumas doenças do coração, então é interessante evitar esse processo.

Presunto, mortadela, salsicha e companhia fazem parte da lista de piores alimentos para quem quer ganhar músculos e sua abundância em sódio é a maior culpada por isso. Além do sódio, a presença de conservantes e gorduras ruins é também prejudicial.