Porque não pode comer salsicha?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

A salsicha é um alimento industrializado que contém altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.

O alimento industrializado contém grandes quantidades de gorduras, conservantes, aditivos, sódio e colesterol.

Salsicha: por que não devemos comer? A salsicha é um alimento industrializado ultraprocessado rico em gorduras, conservantes, aditivos e sódio.

A salsicha, a linguiça e o bacon estão entre os alimentos que fazem mal para a saúde pois passam por um processo de defumação e substâncias presentes nesse processo, como os conservantes nitritos e nitratos são potencialmente perigosos, pois eles podem irritar a parede do intestino e causar lesões nas células.

As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.

As de frango e peru são consideradas mais saudáveis
Elas são feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves, apresentam até 40% de carne mecanicamente separada e têm menos gorduras e sódio em relação às demais.

A salsicha não é considerada um alimento, mas sim um produto alimentício ultraprocessado. Seu consumo elevado é muito relacionado a desencadear doenças, inclusive câncer. Por ser feita com subprodutos e ter alta durabilidade, seu preço é inferior ao preço de carnes, que estragam mais rápido e não têm aditivos.

Os 7 piores alimentos para a saúde

  • Salgadinho.
  • Refrigerante.
  • Batata frita.
  • Carnes processadas.
  • Bacon.
  • Nuggets.
  • Sorvete.

No entanto, embora estejam viralizando publicações no TikTok segundo as quais os conservantes usados na produção podem ser identificados no organismo mais de 30 anos após a ingestão da salsicha, as informações não têm base científica, afirmam especialistas ouvidos pelo Estadão.

Em uma entrevista ao Jornal Estadão Ubiracir Fernandes, químico industrial, doutor em vigilância sanitária e integrante do Conselho Federal de Química (CFQ), diz que não há comprovação sobre o tempo que demora para a salsichasair” do organismo de quem a ingere. “A informação é equivocada.

#84 FN - Salsicha demora 32 anos para sair do corpo - Marina Seady - Nóz da Nutrição.