Faz mal beijar alguém que fuma?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Mas é nocivo, sim. O risco de um fumante passivo contrair câncer de pulmão ou de sofrer um infarto é 30% e 24% maior ... Os especialistas observam que beijar causa uma reação química no cérebro, envolvida com o hormônio oxitocina, que desperta sentimentos de afeto e apego.

Não através do beijo, mas você pode inalar a fumaça e resquícios do cigarro que ficam depositado nas roupas e isto pode ...

O hábito de fumar não prejudica apenas o fumante, mas também quem convive com ele. Não existe nenhum nível seguro de exposição ao tabagismo e mesmo quem se expõe passivamente corre o risco de desenvolver diversas doenças, especialmente respiratórias e cardiovasculares, além de câncer de pulmão.

Use um tom amigável e diga que prefere não ficar por perto quando ele fumar. Um bom parceiro respeita esse tipo de coisa e vocês podem pensar juntos em como contornar isso. Ele pode fumar antes ou depois de encontrar você, ou consumir em forma de comida quando estiverem juntos.

Evite fumar por, no mínimo, quatro horas antes do encontro e, se estiver doente, a dica é postergar a visita. O cuidado deve ser maior se o bebê tiver algum tipo de imunodeficiência, como portadores de doenças crônicas ou prematuros.

"Quem fuma tem maior propensão a rugas ao redor dos lábios e ao desaparecimento dessa região, que acabam indo para o interior da mucosa oral, ao longo dos anos". A profissional afirma que existem outros fatores graves que o cigarro pode causar na região.

Dentre os principais danos do tabaco na cavidade bucal estão o câncer de boca, a doença periodontal e a halitose, além de manchas nos dentes, na língua e na mucosa.

Maior risco de desenvolver doenças por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça; Um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem.

“A maior descoberta é que um cigarro de maconha equivale de 2,5 a 5 cigarros de tabaco em termos de obstrução respiratória”, afirmaram os autores da pesquisa. Para os estudiosos, o impacto causado pela droga se deve à forma como a substância é fumada: sem filtro e com tragadas profundas.

Segundo os médicos, um não-fumante deveria manter distância de 15 metros de um fumante em locais abertos para não ser prejudicado.

Pode utilizar estas estratégias simples para ajudar alguém que conheça a deixar de fumar.

  1. Conheça os factos. ...
  2. Oiça-os. ...
  3. Distraia-os. ...
  4. Altere as atividades e locais. ...
  5. Não esteja sempre a falar sobre deixar de fumar. ...
  6. Recompense-os. ...
  7. Encoraje escolhas saudáveis. ...
  8. Falhar não é opção.