Faz mal beber vinho com a rolha?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.8 / 5 9 votos

E, caso você tenha ingerido um pouco do vinho antes de perceber o seu comprometimento, não se preocupe. Por incrível que pareça, o bouchonné não faz mal à saúde, embora seja péssimo para a degustação.

Recomenda-se que mulheres limitem o consumo a uma taça e os homens a duas. Dito isso, uma taça diária pode ter efeito positivo para quem sofre de problemas circulatórios, como varizes, infarto ou derrame.

Assim, o líquido ficaria em constante contato com a rolha impediria que secasse. A razão em manter a rolha úmida é a preservação da sua capacidade de impedir a entrada de oxigênio na garrafa, pois a entrada excessiva de oxigênio oxida e estraga os vinhos.

O vinho aberto não estraga, mas sofre alterações nas características sensoriais, que prejudicam a experiência de degustação. Vinhos espumantes, por exemplo, duram 1 ou 2 dias depois de abertos, se mantidos na geladeira em posição vertical e com a rolha, para evitar explosões.

Oxidação
Mas a exposição excessiva ao oxigênio é uma das principais causas de deterioração do vinho, o que afeta cor, aroma e sabor, tornando-o oxidado e desagradável ao paladar. Com muito oxigênio - devido ao envelhecimento prolongado ou à exposição acidental, como uma rolha quebrada - o vinho pode estragar.

A recomendação do consumo diário de vinho varia muito de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. Entretanto, de maneira geral, recomenda-se que – se for diário – não deve ultrapassar uma taça de 150mL para adultos saudáveis. Esse volume já é suficiente para oferecer os benefícios para a saúde.

Assim, o vinho é considerado seco se tiver até 4 gramas de açúcar por litro de bebida, e meio seco se apresentar entre 4,1 g e 25 gramas de açúcar residual por litro. Já os vinhos com concentração de açúcar acima de 25 gramas por litro são chamados suaves.

Você deve estar se perguntando: “Mas eu posso guardar um vinho aberto na geladeira?”. Nesse caso, sim! A geladeira é o lugar ideal para conservar o vinho que sobrou na garrafa.

No caso dos vinhos tintos e brancos, mantenha a garrafa deitada na horizontal.

3 dias

Eles têm durabilidade de 2 a 3 dias na geladeira, com tampa. Os brancos mais leves e também os vinhos rosé têm durabilidade de até 3 dias, também com tampa e na geladeira.

O vinho aberto deve ser guardado sempre na vertical, porque na horizontal a superfície de contato com o oxigênio é maior, o que acelera ainda mais o processo de oxidação. Existem alguns acessórios e ferramentas específicas para retirar o oxigênio de dentro da garrafa, que contribuem para que o vinho dure mais tempo.

sete dias

Armazenada adequadamente, uma garrafa de vinho aberta pode durar de três a sete dias, fechada com a própria rolha ou com a tampa. Um jeito de aumentar a vida do vinho aberto é utilizando uma bomba de vácuo, que suga o ar de uma garrafa aberta, criando uma vedação quase hermética.

Quando a bebida estraga, as notas florais, frutadas, amadeiradas, entre outras dão lugar a cheiros que podem se assemelhar a vinagre, acetona, mofo e, até mesmo, papelão molhado. Por isso, não tem erro! Se você sentiu algum desses aromas incomuns em seu vinho, é sinal de que ele estragou.