Faz mal a rolha cair dentro do vinho?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.5 / 5 5 votos

Não se preocupe que isso não estragará a bebida. Empurrar a rolha para dentro do vinho não é o indicado, mas, se isso acontecer acidentalmente, basta peneirar com uma peneira fina, como a de chá, em um decanter e aproveitar o seu vinho sem resíduos!

não interfere na qualidade do vinho. perceba infiltrações nela, pode ter comprometido a qualidade do vinho, sim. da rolha presa no saca-rolhas e outra na garrafa.

E, caso você tenha ingerido um pouco do vinho antes de perceber o seu comprometimento, não se preocupe. Por incrível que pareça, o bouchonné não faz mal à saúde, embora seja péssimo para a degustação.

"Tente usar a ponta afiada do saca-rolhas na rolha e tente removê-la - mas isso tem que ser feito com muito cuidado", ressalta Cruz. "No entanto, a solução mais simples - se você é incapaz de remover a metade quebrada da cortiça - é empurrar a rolha até o vinho e servir normalmente", acrescenta Sewell.

Empurrar a rolha para dentro. Nunca, em hipótese alguma faça isso à mesa, pois no momento e que a rolha afundar, ela causará um efeito semelhante ao de uma Champagne de F1. Seus convidados poderão levar um banho de vinho tinto!

Mantenha a garrafa deitada. Pois desta forma o líquido que sobrou vai correr alcançando a rolha. Com a rolha úmida será mais difícil que o ar penetre para o interior dela. Você pode optar por um sistema de preservação de vinho que substitui a rolha e que retira o ar que sobrou na garrafa, que são as bombas a vácuo .

Contaminação e rolha
Se você deve usar os olhos e o seu tato para checar a qualidade da rolha, também o seu olfativo pode entrar em ação. Existe uma tradição de o cliente cheirar a rolha, para verificar se o vinho tem algum problema, sobretudo para saber se o vinho está bouchonée.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

O vinho aberto não estraga, mas sofre alterações nas características sensoriais, que prejudicam a experiência de degustação. Vinhos espumantes, por exemplo, duram 1 ou 2 dias depois de abertos, se mantidos na geladeira em posição vertical e com a rolha, para evitar explosões.

a superfície de toda a língua é o local onde se sente os taninos, ou seja, a adstringência da bebida. É aquela sensação de “amarrar a boca” quando como se come uma banana verde. Taninos muito acentuados provocam essa sensação com maior intensidade.

Para isso e só mergulhar o gargalo da garrafa em água morna ou segurar pelo pescoço da garrafa embaixo da torneira com água quente por 1 minuto ou mais. Agora com o vidro expandido, seja a rolha natural ou sintética, ela vai deslizar com mais facilidade pelo gargalo.

Como e onde guardar o vinho depois de aberto
Além de deixá-lo na geladeira, é importante tampar a garrafa, diminuindo a entrada do oxigênio. Para isso você pode utilizar a própria rolha ou tampa (screw cap) para fechar.

A rolha de cortiça, o modelo mais tradicional utilizado em vinhos, é feita de um material retirado da casca do Sobreiro, árvore da família do Carvalho, cultivada no sul da Europa, principalmente na Península Ibérica, em países como Espanha e Portugal.