Como guardar as facas de corte?

Perguntado por: obotelho9 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 10 votos

Uma boa dica para guardar a queridinha dos chefs – e ainda dar aquela caprichada na decoração da cozinha – é apostar nos cepos, aqueles suportes de madeira ou aço que tem um espacinho determinado para cada faca. O cepo organiza, protege e ainda fica muito lindo em qualquer bancada!

4 – GUARDE SUAS FACAS COM CUIDADO
Você não deve guardar suas facas na gaveta de utensílios pelos mesmos motivos pelos quais não deve colocá-las em água com sabão – é perigoso para a faca e para outras pessoas. Em vez disso, armazene sua faca com segurança em um bloco de faca ou bainha.

Para começar, o melhor é forrar o fundo da gaveta com feltro. Além disso, deixe essa gaveta reservada apenas para suas facas. Outra dica de como guardar as facas de cozinha na gaveta é utilizar organizadores específicos para facas, porque assim elas ficam separadas e não perdem o fio.

Quem tem bastante espaço nas gavetas dos armários da cozinha pode usar esta ideia simples e prática para organizar as facas. Folhas de cortiça na gaveta. Basta colocar uma folha de cortiça nas gavetas, e depois fixar taxinhas de escritório para manter todas as facas em seu lugar, facilitando desta forma a organização.

O ideal é usar um bloco de facas de madeira, um ímã de facas ou uma bainha de proteção.

Materiais abrasivos, como o lado verde da esponja, danificam o fio da faca. Assim, como a afiação incorreta. Por isso, é importante o ângulo para a afiação e a agilidade nos movimentos. Para cortar ossos sem danificar o fio, é importante utilizar a faca especial para esse corte, o cutelo.

Cuidados como nunca guardar a faca suja, manter a faca seca, evitar tocar na lâmina (pois o suor é uma substância oxidante), evitar armazenar a faca na bainha por muito tempo (pois o couro curtido tende a oxidar a lâmina).

Para quem deseja otimizar espaço ou guardar os itens em outros lugares, há a possibilidade de utilizar diferentes objetos para organização: caixas plásticas, porta-talheres ou potes também são indicados.

O truque é balancear a faca com o polegar e o indicador da sua mão dominante. Normalmente o ponto de equilíbrio fica na lâmina bem perto do cabo, em uma parte justamente chamada de “apoio”. Quando encontrar o ponto, mantenha os dedos sobre ele e com o resto da mão segure em volta do cabo.

Os suportes para facas, mais conhecidos como porta-facas, oferecem segurança e organização para a cozinha profissional, acondicionando um instrumento tão necessário e importante na preparação de alimentos.

a frente da faca serve para cortar alimentos que precisam de um corte fino; a parte de trás da cabeça da faca permite quebrar pequenos ossos ou até abrir as conchas de crustáceos, devido à sua resistência; com a parte traseira da lâmina da faca, é possível cortar alimentos mais duros ou congelados.

A barra magnética ímã é composta por dois ímãs paralelos que seguram os objetos metálicos com firmeza, permitindo assim, a exposição de objetos presos em paredes fazendo com que suas facas e suas ferramentas estejam sempre à mão.

Uma bainha (no contexto de armas brancas) é um estojo para segurar ou proteger uma espada, faca ou outra grande lâmina.

As primeiras facas conhecidas, por exemplo, eram feitas de pedaços de pedra lascada, com uma borda afiada, que era usada para cortar, raspar e bater o alimento.

A rigor, uma faca para atividades outdoor tem as seguintes partes: fio, lâmina, sangria, protetor, punho e encaixe do olhal.

Faca de Porcelana: Afiar Nunca Mais!
A faca de porcelana é um utensílio que dispensa a necessidade de afiação, já que nunca enferruja e não perde o corte.