Qual a melhor forma de tirar Cuticula?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 10 votos

Usando uma espátula ou um palito de unha, “empurre” cuidadosamente as cutículas para baixo, pois isso facilitará a remoção com o alicate. Usando o alicate, comece a tirar as cutículas dos cantos da unha para o meio. Faça isso cuidadosamente e evite tirar muita pele, pois isso pode ocasionar sangramentos.

Porque não se deve tirar as cutículas? Assim como os cílios existem para proteger os olhos do sol e de pequenos agentes externos, as cutículas desempenham uma importante função protetora também. Tirá-las pode tornar a região dos dedos mais frágeis e suscetíveis a fungos e bactérias nocivos a nossa saúde.

Benefícios de manter a cutícula

  1. 1 – Evita doenças. Manter as cutículas previne doenças causadas por fungos e bactérias que entram na unha quando ela está vulnerável. ...
  2. 2 – Não corre o risco de se machucar. Quem nunca acabou se machucando na hora de tirar a cutícula. ...
  3. 3 – Deixa as unhas mais fortes.

Tanto o Bepantol como o Hipoglós podem ser utilizados no tratamento das unhas, para ajudar no seu crescimento, fortalecimento e na redução de cutículas.

São elas:

  • Cutilagem com alicate. Essa é a técnica mais conhecida e mais realizada, feita com um alicate bem afiado e removendo os cantinhos de forma parcial ou completa.
  • Cutilagem russa. A cutilagem russa utiliza, basicamente, duas fases: uma com a utilização do motozinho para unhas e a segunda com a tesourinha;

No início da transição, Lenise aconselha hidratar a cutícula três vezes ao dia e empurrar apenas uma vez, sempre devagar e sem pressão. “Algo bem leve. Não pode sentir dor”, prescreve. De acordo com a especialista, a cutícula não deve ficar machucada, avermelhada ou, muito menos, inchada.

Tirar pele em excesso pode prejudicar saúde das unhas
O ideal é tentar não retirar as cutículas profundamente e nem cutucá-las, pois esse hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, como deformações - explica a especialista.

É uma experiência traumatizante, impossível não recordar-se da manicure que tira bife, assim pensam muitas clientes. O que muitas delas não sabem, é que tirar bife não é uma atitude proposital. Na maioria das vezes, o temido bife acontece por vários motivos, veja abaixo: PROBLEMA DE VISTA.

Use cosméticos para manter a cutícula hidratada e maleável
Eles promovem a hidratação desses tecidos, deixam a pele mais maleável e alguns até reduzem a cutícula, o que ajuda a evitar a necessidade de retirá-la. Você também pode utilizar óleos corporais e naturais, como de coco e azeite de oliva extra virgem.

Você lava demais as mãos
Basicamente, o que acontece é que lavar demais as mãos deixa a pele ressecada mais rapidamente, o que pode rachar a cutícula. “Algumas de nós, provavelmente por genética, estão mais suscetíveis a produzir excesso de cutícula.”

É verdade que quanto mais a pessoa tira a cutícula, mais ela cresce? — É verdade. Sempre que se tira a cutícula, provoca-se uma inflamação na unha, que vai se transformando em fibrose, no espaçamento da pele. Não só a cutícula, mas também a pele ao redor da unha fica mais grossa.

Isso mesmo: as cutículas também podem ser esfoliadas. Para fazer isso, é só esfregar a escovinha em cima da cutícula - mas não precisa usar muita força, tá? Assim como a esfoliação do rosto ou do corpo, ela serve para renovar a pele na região e remover as células mortas.

Uma cutilagem bem feita garante a você a cutícula perfeita. Ou seja, sem fiapos e, principalmente, sem “bifes” e cortes. Veja hoje como fazê-la perfeitamente e sem perigos. Retirar e cuidar da cutícula são partes importantes da arte da manicure.

A técnica, que abole o uso de alicates na hora de remover as cutículas das unhas, tem revolucionado o universo da manicure e causado frisson nos salões, inclusive os brasilienses. O protocolo envolve uma lixa elétrica, como uma broca, que faz o polimento da cutícula sem o risco de ferimentos.

Como é feito o método russo? Para começar, o método russo original é dividido em três partes. “Começamos com a manicure com aparelhos, seguimos com a esmaltação em gel e finalizamos com a restauração em polygel”, comenta Olga. A manicure com aparelho utiliza lixas para tornar o formato das unhas simétrico.