Qual a melancia mais vendida no Brasil?

Perguntado por: lcavalcanti . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 12 votos

Entre os tipos de melancia, é considerada a mais popular e encontrada no Brasil. Ela é rica em água e açúcares, adicionando bastante sabor ao fruto.

Como maior número de frutos por planta observados nas cultivares Conquista (1,18 fruto/planta) e Frevo e Explorer (1,11 fruto/planta), como também o maior número de frutos comerciais por hectare com 6.172 (Conquista) e 6.172 frutos para as cultivares Frevo e Explorer.

A variedade de melancia Crimson Sweet Super é a mais resistente à antracnose quando comparada a melancias comuns. Seus frutos são saborosos e doces devido ao elevado grau Brix. Trata-se de uma espécie altamente produtiva e vigorosa, que produz frutos uniformes com cerca de 14 quilos.

Variedade é mais doce, tem menos sementes e ocupa menos espaço na lavoura. A melancia amarela é mais doce e tem menos sementes que a melancia vermelha tradicional.

Entre os municípios, Uruana, no Centro goiano, está na segunda colocação na lista dos que mais produzem melancia no Brasil. Fica atrás apenas de Baraúna, no Rio Grande do Norte, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A época de plantio mais favorável para a cultura da melancia é que apresenta temperaturas variando de 18 °C a 25 °C. Nesse contexto, nas regiões de clima frio, o plantio da melancia é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março, e nas regiões de clima quente, o ano todo, com uso da irrigação.

Grupo das mini-melancias: as cultivares desse grupo apresentam frutos de menor tamanho (entre 02 e 03 kg) e melhor qualidade, inclusive para exportação, devido à maior firmeza da polpa, além de maior precocidade de produção, por serem plantas mais compactas.

egípcios

A cultura da melancia era conhecida dos egípcios há cerca de 2.000 anos a.C., e por causa da diversidade de formas silvestres, atualmente, é mais aceito que o gênero Citrullus tenha origem na África. Foi introduzida no continente americano pelos escravos e colonizadores europeus no século 16.

Cada pé pode produzir até 30 quilos de melancia. Um hectare pode produzir de 20.000 a 50.000 quilos. Quanto mais você cuidar de sua plantação, tanto mais ela produzirá. Se for vender numa grande feira, faça a classificação dos frutos, pois, dessa forma, você ganhará mais.

No estado de Goiás, a melancia Galápagos se destacou por apresentar frutos grandes e maior rentabilidade ao produtor.

citroides, também conhecida como melancia-de-cavalo, ou melancia-de-porco, é um alimento muito apreciado por todos os animais. É originária da África e foi trazida para o Brasil pelos escravos. Na região semi-árida do Nordeste do Brasil é cultivada no período chuvoso.

Descrição do Produto. A melancia baby é uma variedade de melancia que apresenta um tamanho menor em relação à melancia comum. Ela possui casca verde com listras escuras e polpa vermelha e suculenta, além de sementes pretas.

Além da cor diferente, a fruta é mais doce e tem menos caroços do que a original. Embora já exista na natureza, a melancia amarela passou por um processo de hibridização e melhoramento convencional para atingir as características desejadas.

Melancia Densuke
Essa fruta vai a leilão todos os anos no Japão e sempre há uma multidão pronta para comprá-las. Em suma, as melancias Densuke são muito mais doces do que a melancia comum, e não só isso, elas também são mais crocantes.

A Melancia Laranja é ligeiramente menor que as outras melancias, podendo atingir um tamanho entre 25 e 60 cm. Tem a casca mais fina, verde clara, lisa e lustrosa, com veios verdes escuros. A polpa é muito crocante, doce e saborosa.