Qual a maneira menos indicada para segurar a taça?

Perguntado por: aaraujo5 . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.5 / 5 17 votos

Segurar a taça não pela haste impacta diretamente no visual. Ou seja, muito possivelmente você poderá deixar marcas de dedos pelo vidro ou até mesmo sujá-lo. Além de contribuir para a estética da taça, as marcas podem dificultar uma real análise da bebida e seus aspectos visuais.

Em relação à mão, o ideal é segurar as taças com a mão direita, pois é o lado onde as taças devem ser posicionadas na mesa posta e a mão correta na hora de brindar. Na hora de servir aos convidados, uma questão importante é não encher demais as taças.

Segure pela haste
Segurar a taça de gin pela haste evita que a sua mão aqueça a sua bebida na parte superior dela. Isso fará com que ela fique geladinha por mais tempo e, consequentemente, mais saborosa. Assim como os fanáticos por vinho fazem, você também pode segurar a taça pela base da taça.

Como segurar uma taça? As regras de etiqueta recomendam que as taças sejam seguradas pela sua haste. Isso porque ao segurar o corpo da taça, a temperatura da nossa mão pode alterar o vinho. No entanto, as taças e copos de água podem ou não ter uma haste, por isso, é recomendado que se segure pela base do copo.

Girar a taça também ajuda a aprimorar o sabor da bebida. Isso acontece, pois, a ação do oxigênio no vinho potencializa não somente os aromas, mas também atua na liberação de sabores e taninos. Como resultado, os sabores se tornam mais suculentos e frescos.

Em geral, vinhos brancos são ingeridos frios e tintos, mais quentes. No entanto, é muito importante ler o rótulo do produto para seguir corretamente a temperatura indicada. Esse é um dos macetes que ajuda a realçar o sabor e deixar o gosto mais marcante no paladar.

A Taça Degustação ISO é usada em competições e rankings, avaliações de cachaças, sendo considera ideal para degustar e apreciar uma cachaça de qualidade Premium. Relatos históricos indicam que o francês Jules Chauvet foi o criador da taça conhecida atualmente como ISO.

Pela etiqueta, você deve segurar a taça de vinho pela haste, a parte mais fina da taça, que conecta o bojo à base, evitando sujá-la. Na hora de servir, nunca encha a taça até borda, a quantidade adequada é de até ⅓ de taça.

Mas não se engane. O sal é uma espécie de pó de pirlimpimpim da coquetelaria, capaz de enriquecer e potencializar o sabor de drinks dos mais diversos estilos. O sal faz a gente salivar e realça o doce e o ácido no paladar, enquanto, por outro lado, ameniza o amargor.

Ponha a borda da taça no sal.
Segure a taça de margarita de ponta cabeça pela haste. Mergulhe a borda no prato de sal com delicadeza para o sal grudar.

Vale salientar que a taça de água também pode ser usada para servir sucos e refrigerantes, ainda que existam copos específicos para estas bebidas.

Taças e copos
A organização correta é colocar as taças e os copos na ordem da esquerda para a direita: taça para água, taça para vinho tinto e taça para vinho branco.

1. Tacaca. Tacaca é uma palavra indígena que significa: mau cheiro: suor humano fétido; bodum.