Por que guardar a rolha do vinho?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.6 / 5 8 votos

A razão em manter a rolha úmida é a preservação da sua capacidade de impedir a entrada de oxigênio na garrafa, pois a entrada excessiva de oxigênio oxida e estraga os vinhos.

As rolhas são importantes, principalmente, devido a sua capacidade de vedar o oxigênio, tudo isso para que ele não entre em contato com o líquido que está dentro da garrafa. Esse aspecto garante a longevidade do vinho, que uma vez aberto perde suas caraterísticas de "amadurecimento".

Guardar a rolha da garrafa pode ser uma boa maneira de lembrar dos bons momentos entre amigos proporcionados por aquele encontro.

A principal função da rolha é manter o vinho sem contato com o ambiente externo, evitando a oxidação. Além disso, ela é responsável por preservar o aroma e o sabor do vinho, sem deixar que fatores externos possam influenciar nas características principais da bebida.

Taxa de rolha é um adicional cobrado dos clientes, pelo restaurante, por levarem o seu próprio vinho de casa para serem consumidos no estabelecimento.

nove anos

Rolhas de cortiça
Após a primeira leva, a casca poderá novamente ser extraída a cada nove anos. Com muita longevidade, elasticidade, permeabilidade e aderência, as rolhas de cortiça evitam que o oxigênio entre em contato com vinho no interior da garrafa.

Muitos perceberam que o fundo da garrafa de vinho em forma côncava tinha uma grande utilidade, a de permitir que os sedimentos insolúveis presentes no vinho, produzidos naturalmente durante a fermentação, se depositassem no fundo da garrafa, evitando sua dispersão.

Vale lembrar, que o preço é cobrado por garrafa aberta e é por esse motivo que se fala que a taxa é de “rolha”. Apesar de um pouco polêmica, a verdade é que se o restaurante que você frequenta trabalha com a taxa de rolha de forma coerente e justa, os dois lados podem sair ganhando.

A rolha de vinho pode virar um ímã original e criativo. Para isso, basta cortar suas rolhas ao meio e colar um pedaço de uma folha de ímã na parte de trás. Você poderá usá-las para decorar a geladeira ou para fixar recados ou fotos em um mural.

Sempre nos foi passado que vinhos vedados com rolhas tinham que ser estocados na horizontal, para que o líquido fique em contato com o vedante, deixando-o sempre úmido. Assim, a rolha se expande e evita a entrada de ar.

Rolha de cortiça aglomerada
Porém, não se tratam do material maciço, e sim dos restos de casca do sobreiro prensados e esculpidos hidraulicamente. Esse tipo de rolha é mais utilizado em vinhos para consumo jovem.

Aliás, historicamente, a aplicação do lacre ou cera. no gargalo surgiu como forma de impedir que alguns. insetos 'atacassem' a rolha durante o período de. conservação dos vinhos na adega e não como forma.

Para saber se o seu vinho se encaixa no conceito de vinho com rolha, basta conferir algumas questões de rápida observação. A primeira delas é verificar se a vedação da garrafa foi feita com uma rolha de cortiça.

Vai depender do custo do restaurante, mas, neste levantamento que realizei, um valor entre R$30 e R$40 foi considerado o mais justo, desde que reverta em benefício para o atendimento do cliente.

Um vinho vira vinagre quando ele oxida, ou seja quando tem seu número de oxidação (Nox) aumentado. Para que isso ocorra, o álcool do vinho, que no caso é o etanol, precisa entrar em contato com as moléculas de oxigênio presente no ar, reagir, e oxidar em ácido etanóico.

O vinho aberto deve ser guardado sempre na vertical, porque na horizontal a superfície de contato com o oxigênio é maior, o que acelera ainda mais o processo de oxidação. Existem alguns acessórios e ferramentas específicas para retirar o oxigênio de dentro da garrafa, que contribuem para que o vinho dure mais tempo.