Como colocar a rolha de volta na garrafa de vinho?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.5 / 5 14 votos

Enrole a rolha de cortiça com o papel vegetal e insira-a na abertura da garrafa. Porque é que funciona? O papel vegetal atua como um lubrificante, fazendo com que seja mais fácil voltar a inserir a rolha na garrafa. E ainda atua como barreira, impedindo a possível entrada de pedaços de cortiça no seu vinho.

Ferva água em uma panela por alguns minutos e apague o fogo. Coloque as rolhas na água e tampe a panela. Em apenas 2 ou 3 minutos as rolhas devem mostrar alguns sinais de amolecimento. Quando sentir que a rolha já começou a amolecer, lave-a em água fria (previamente fervida e resfriada) para resfriá-la.

Além de deixá-lo na geladeira, é importante tampar a garrafa, diminuindo a entrada do oxigênio. Para isso você pode utilizar a própria rolha ou tampa (screw cap) para fechar. Além disso, existem no mercado tampas específicas para fechar uma garrafa de vinho.

"Se uma rolha se desintegra e cai de novo na garrafa, a solução mais simples é filtrar o vinho através de uma malha fina - ou gaze ou peneira, dependendo de quão pequenos são os pedaços de cortiça", explica Julia Sewell, sommelier da Noble Rot.

A tampa de rosca de alumínio substitui a rolha e a cápsula com um custo menor de operação, além de trazer praticidade no armazenamento e conveniência no manuseio.

Não se preocupe que isso não estragará a bebida. Empurrar a rolha para dentro do vinho não é o indicado, mas, se isso acontecer acidentalmente, basta peneirar com uma peneira fina, como a de chá, em um decanter e aproveitar o seu vinho sem resíduos!

Você deve estar se perguntando: “Mas eu posso guardar um vinho aberto na geladeira?”. Nesse caso, sim! A geladeira é o lugar ideal para conservar o vinho que sobrou na garrafa.

Use garrafas pequenas para armazenar o restante da bebida
Como o recipiente é menor, o vinho transferido terá menos contato com o oxigênio após o fechamento da garrafa com uma tampa de rosca. Esse método permite a conservação da bebida por até três dias, com pequenas alterações de seu sabor e aroma.

O vinho aberto deve ser guardado sempre na vertical, porque na horizontal a superfície de contato com o oxigênio é maior, o que acelera ainda mais o processo de oxidação. Existem alguns acessórios e ferramentas específicas para retirar o oxigênio de dentro da garrafa, que contribuem para que o vinho dure mais tempo.

Os tintos mais leves, como um Merlot ou um Pinot Noir, duram até 3 dias. Como uma regra geral, dá para pensar: quanto maior a concentração de taninos, um conservante natural presente no vinho, maior a durabilidade dele depois de aberto.

não interfere na qualidade do vinho. perceba infiltrações nela, pode ter comprometido a qualidade do vinho, sim. da rolha presa no saca-rolhas e outra na garrafa.