O que escrever na rolha do vinho?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.9 / 5 19 votos

Uma ideia criativa é anotar nas rolhas, com a ajuda de uma caneta ou pincel atômico, as datas em que cada vinho foi consumido. É uma forma de preservar a memória daquele jantar romântico, de um aniversário ou qualquer outra ocasião especial.

Outro gesto comum em muitos restaurantes é o garçom oferecer a rolha para o cliente logo após abrir a garrafa de vinho. Neste caso, basta observar se a rolha está intacta e em perfeitas condições. Isso é um sinal de que o vinho foi bem armazenado.

Tente retirar a rolha de cortiça com delicadeza, usando um saca-rolhas e puxando suavemente para evitar que se despedace. Se for necessário, use uma pinça. Provavelmente, alguns fragmentos pequenos cairão na bebida, portanto, é recomendado deixar a bebida decantar e filtrar antes de servir.

A tampa de rosca de alumínio substitui a rolha e a cápsula com um custo menor de operação, além de trazer praticidade no armazenamento e conveniência no manuseio.

“Depende muito do estilo da casa, muitas vezes utilizam como base o preço do vinho mais barato da carta ou uma média do valor. Tipo, 50% do valor médio dos vinhos que têm na carta da casa, ou o vinho mais econômico da casa.

O sommelier deve provar o vinho antes de servir, pois cabe-lhe o dever de advertir desde logo o cliente se o vinho estiver defeituoso (bouchonée, acético, etc). Não pode é ficar bebendo nem encher o copo, é evidente.

O motivo da taxa é simples: ao tomar sua própria bebida, o restaurante terá de disponibilizar copos/taças adequados, balde de gelo, “decanter” e outros serviços. No Brasil, assim como em outros países, a taxa de rolha não é encontrada em textos de lei ou normatizada.

A rolha dá algumas pistas de como o vinho foi armazenado e se há alguma contaminação pela “Doença da Rolha” ou o TCA (Tri-cloroanizól) que é um subproduto de uma contaminação por um fungo que pode habitar a rolha e dará ao vinho um aroma de papelão molhado que pode estragar o vinho.

Não se preocupe que isso não estragará a bebida. Empurrar a rolha para dentro do vinho não é o indicado, mas, se isso acontecer acidentalmente, basta peneirar com uma peneira fina, como a de chá, em um decanter e aproveitar o seu vinho sem resíduos!

As rolhas são importantes, principalmente, devido a sua capacidade de vedar o oxigênio, tudo isso para que ele não entre em contato com o líquido que está dentro da garrafa. Esse aspecto garante a longevidade do vinho, que uma vez aberto perde suas caraterísticas de "amadurecimento".

Aposte nos imãs de geladeira. Basta cortar as rolhas de vinho ao meio e colar , um pedaço de imã. Pronto, você tem um imã de rolha, que além de decorar pode ser utilizado para segurar recados ou fotos na porta da geladeira.

Mantenha a garrafa deitada. Pois desta forma o líquido que sobrou vai correr alcançando a rolha. Com a rolha úmida será mais difícil que o ar penetre para o interior dela. Você pode optar por um sistema de preservação de vinho que substitui a rolha e que retira o ar que sobrou na garrafa, que são as bombas a vácuo .

Como e onde guardar o vinho depois de aberto
Além de deixá-lo na geladeira, é importante tampar a garrafa, diminuindo a entrada do oxigênio. Para isso você pode utilizar a própria rolha ou tampa (screw cap) para fechar.

Taxa de rolha é um adicional cobrado dos clientes, pelo restaurante, por levarem o seu próprio vinho de casa para serem consumidos no estabelecimento.

QUAL O VALOR JUSTO DA “TAXA DE ROLHA”? Vai depender do custo do restaurante, mas, neste levantamento que realizei, um valor entre R$30 e R$40 foi considerado o mais justo, desde que reverta em benefício para o atendimento do cliente.