Estou sentindo meu ouvido tampado?

Perguntado por: umesquita . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Algumas dicas bem simples podem ajudar você a aliviar o ouvido entupido. respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano.

A sensação de ouvido entupido (plenitude auricular) associada ao zumbido e outros tipos de acufenos (percepção de som sem estímulos externos) pode ser causada por um série de condições ou doenças, como cerume impactado, otites (infecções ou inflamações do ouvido) e labirintopatias.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Se sentir dor relacionada com o ouvido tapado ou entupido, um simples analgésico de venda livre (como o ibuprofeno) poderá ajudar. Os descongestionantes também são úteis, porque reduzem o inchaço das membranas mucosas. Este inchaço cria pressão em toda a cabeça.

Confira 5 dicas para desentupir

  1. Boceje algumas vezes. Ao abrir e fechar a boca, você vai viabilizar a passagem de ar pela tuba auditiva. ...
  2. Coloque água na boca. Outra medida que contribui para o equilíbrio de pressões é simplesmente colocar água na boca. ...
  3. Masque um chiclete. ...
  4. Incline a cabeça. ...
  5. Procure um especialista.

A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor.

Sintomas de perfuração do tímpano

  1. Intensa dor de ouvido que surge de repente;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Saída de sangue pelo ouvido;
  4. Secreção amarela no ouvido devido a presença de vírus ou bactérias;
  5. Diminuição da audição;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Pode haver tontura ou vertigem.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

A ansiedade afeta as pessoas de maneiras distintas, podendo causar inquietação e dificuldade para dormir. Em alguns indivíduos, provoca também um barulhinho irritante nos ouvidos, uma espécie de zumbido constante. A gravidade varia, podendo ser algo que nos desconcentra ou perturba, afetando a qualidade de vida.

Após cerca de 3 a 5 dias de uso, o cerume costuma estar muito mole, e desta forma, o médico pode realizar a lavagem de ouvido sem dificuldades.

Pode ser que existam algumas farmácias que fazem lavagem de ouvido, mas não é recomendado devido aos riscos do procedimento. A lavagem de ouvido deve ser realizada apenas por um médico otorrinolaringologista, especialista na região do ouvido.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais).

Esse líquido pode causar perda auditiva. em crianças (muitas vezes identificado na avaliação rotineira da orelha) e pode persistir por semanas a meses.

Segundo o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, essa sensação de água acumulada pode ocasionar inflamação, conhecida como otite. Os principais sintomas da otite são dor, sensação de ouvido tapado, perda auditiva, zumbidos, dor ao manipular os ouvidos e algumas vezes secreção.