Estou com uma forte dor no nervo do pescoço?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

O nervo do pescoço inflamado pode ser causado por vários problemas diferentes, sendo a lesão uma das causas mais comuns. Isso pode incluir hérnia de disco, trauma direto de uma lesão física, tal como um acidente de carro ou uma queda, ou lesões por movimentos repetitivos de atividades.

Aquecer a região com bolsa de água quente ou almofada térmica é uma maneira fácil de tentar reduzir a dor. Outros tratamentos incluem exercícios de alongamento e fortalecimento, massagens e analgésicos. Pessoas com dor crônica intensa podem se beneficiar das terapias complementares.

A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz. Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza.

Medicamentos para tratar a dor no pescoço

  • Analgésicos não sujeitos a receita médica. Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.
  • Geles anti-inflamatórios, como Voltaren Emulgelex 2,32% ...
  • Cirurgia.

Para alguns pacientes, a dor desaparece com relativa rapidez – em dias ou semanas. Para outros, pode demorar mais. Também é comum que a radiculopatia cervical que melhorou volte em algum momento no futuro. Em alguns casos, a radiculopatia cervical não melhora.

Há evidências de que a orfenadrina seja um eficaz relaxante muscular, principalmente no tratamento de dores agudas nas costas ou no pescoço. Essa atuação é possível porque esse relaxante atua nos sistemas envolvidos na regulação da dor ligados ao sistema nervoso central.

Dor de nervo comprimido
A dor de uma raiz nervosa comprimida na parte inferior das costas pode irradiar ao longo do caminho do nervo para a perna e o pé. Problemas neurológicos, como dormência, fraqueza, formigamento e/ou sensação de formigamento também podem ocorrer.

Em um ataque cardíaco, a dor no pescoço geralmente é descrita como uma sensação de aperto ou pressão no pescoço, que pode se espalhar para o braço esquerdo, ombro ou mandíbula.

Ela localiza-se no triângulo carotídeo e consiste em cinco ramos: os nervos gênio-hióideo, tireo-hióideo, omo-hióideo, esterno-hióideo e esternotireóideo.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

Causas de dor no pescoço

  • Espasmos musculares.
  • Lesões em músculos e ligamentos.
  • Artrite (geralmente osteoartrite. A artrite decorrente de lesões na cartilagem das... ...
  • Espondilose cervical. A osteoartrite é...
  • Estenose da coluna cervical. ...
  • Um disco rompido ou herniado. ...
  • Fibromialgia.

A hérnia de disco cervical é a saída de material do núcleo do disco para fora dos limites do disco intervertebral. Este disco que sai (extrusão discal) pode tocar e causar compressão da medula espinhal e dos nervos da coluna cervical que vãos para os braços e mãos, causando dor.

A dor na nuca pode ser apenas uma dor muscular causada pela contratura da região ou sobrecarga mecânica. Além disso, a dor na nuca também pode indicar pressão alta, enxaqueca, sinusite, bruxismo e em situações mais graves, até meningite ou um aneurisma cerebral.

Remédios
Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.