Estou com soluço o dia todo?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

As causas são extensas; os soluços constantes podem estar relacionados ao refluxo, ao consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, e a problemas de respiração. Se você está passando por uma crise de soluços que já dura mais de um dia inteiro, a nossa recomendação é procurar um especialista.

O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão. Na parte física, ele pode ser um sintoma de uma diabete mal controlada, problemas estomacais e respiratórios, causas neurológicas, cardiológicas, entre outras. Como também pode mostrar problemas em cirurgias e pós-operatórios.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

Alguns medicamentos usados para parar soluços persistentes são:

  • Clorpromazina (fármaco mais usado e mais estudado para tratar soluços).
  • Haloperidol.
  • Baclofen.
  • Metoclopramida.
  • Gabapentina.

O que fazer durante uma crise de soluço
Prender a respiração o máximo de tempo que conseguir. Respirar de forma profunda e lenta para esticar os músculos da respiração. Se possível, faça uso de um saco de papel, pois ajuda a regular a respiração e aumentar os níveis de CO2 no sangue, estimulando o sistema nervoso.

Exame neurológico completo: meningite e tumores de sistema nervoso central são possíveis causas de soluço. Lembrar que esclerose múltipla é uma das causas mais frequentes de soluço de difícil tratamento.

Não é sério: Os soluços podem ser um pouco embaraçosos, mas raramente são graves. Quase todo mundo tem soluços de vez em quando. Moderadamente sério: Se os soluços ocorrerem com frequência e houver outros sintomas preocupantes ou incomuns, você deve consultar um médico.

“Até mesmo o frio pode causar soluços, o que acaba sendo muito comum na prática do consultório os pais relatarem soluço na hora do banho”, completa. Ela explica que o soluço acontece devido a um espasmo, uma contração do músculo diafragma, que está logo abaixo dos pulmões, intimamente ligado à respiração.

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.

Aqui estão algumas das drogas mais comuns que desencadeiam nossos soluços:

  • Barbitúricos (metoexital)
  • Antibióticos (azitromicina)
  • Fenotiazinas (perfenazina)
  • Opioides (hidrocodona)
  • Benzodiazepínicos – midazolam, lormetazepam e lorazepam.
  • Esteróides – dexametasona, metilprednisolona, ​​oxandrolona e progesterona.