Estou com hemorroida preciso ir ao médico?

Perguntado por: iramos8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

É importante visitar um especialista para fazer o diagnóstico e o tratamento correto e, assim, excluir outras causas mais graves. A hemorroida é uma doença comum, que costuma trazer dor e desconforto anal, ou sangramento ( que por muitas vezes é negligenciado devido a vergonha).

É preciso estar atento a alguns sintomas, como o sangramento - principalmente na hora da defecação - dores, inchaço, pruridos anais, entre outros. É de extrema importância que, ao primeiro sinal de qualquer um desses sintomas, seja procurado um proctologista.

Melhor solução só pode ser indicada por um médico. Dificuldade para sentar, incômodo na hora de ir ao banheiro e até sangramento ao se limpar. Esses podem ser sintomas de hemorroida. Ela é um problema que afeta diversas pessoas, sendo bastante incômoda.

Se você sentir algum tipo de desconforto no ânus, tente não entrar em desespero. Existem diversos tipos de hemorroidas, sendo que algumas podem até gerar protuberâncias ou caroços e, em outros casos, elas sequer serem perceptíveis. Em alguns casos, elas podem até desaparecer sozinhas, mas é preciso ficar atento.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.

Tumores no ânus também podem ser confundidos com veias dilatadas e, por isso, é apenas a partir do diagnóstico clínico que a hemorroida deve ser tratada. É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Se controlada a partir dos primeiros sinais, a “crise de hemorroida” dura de cinco a seis dias.

A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“A alimentação é muito importante para as pessoas que estão fazendo tratamento de doença hemorroidária.

A trombose hemorroidária externa é um nódulo doloroso na margem do ânus, de cor arroxeada, normalmente de início súbito e é popularmente conhecido como “crise de hemorroida”.

Anti-inflamatório para hemorroida: qual utilizar? Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Uma medida comum que costuma trazer alívio é o banho de assento. Nele, o paciente deve encher com água morna uma bacia previamente limpa e desinfetada. Ficar sentado por cerca de 15 minutos, duas a três vezes ao dia.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Existem variadas causas para a doença de hemorroida, entretanto, a característica comum é provocar alteração na circulação sanguínea dos vasos hemorroidários. Essas alterações podem ocorrer devido algum problema no intestino, como constipação, gravidez, trauma pelo uso de papel higiênico e consistência nas fezes.