Estou com febre e frio posso me cobrir?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Se, nesse momento, você se cobrir, o que vai acontecer é uma elevação novamente da temperatura corporal, aumentando a febre, e não o contrário. Portanto, o mais indicado é usar roupas leves e que não sufoquem os mecanismos de resfriamento do corpo, como a pele.

Vestir pouca roupa
Não exagere com as roupas e luz verde para a dispersão do calor. Se tiver mais alguns anos, no entanto, para baixar a febre é necessário tirar alguma roupa: com o frio, pode escolher uma agasalho de geometria variável.

Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação. Caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, não faça as compressas, pois elas podem piorar seu estado.

Infecções por vírus, bactérias e parasitas, doenças do sistema nervoso ou cardiovasculares são fatores que podem provocar o aumento da temperatura corporal.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

Faça compressas de água fria
Elas podem ser colocadas na panturrilha, na testa, atrás dos joelhos, na planta dos pés e na barriga. As compressas de água fria ajudam a reduzir a temperatura corporal. Com relação à temperatura da água, a de uma torneira já basta.

Não apenas os bebês, mas os adultos também sentem frio quando estão com febre. Nessa circunstância, o bebê deve ser vestido com roupas respiráveis e leves (de preferência feitas de algodão), de modo que o excesso de calor acumulado pelo corpo durante a febre possa ser liberado quando estabilizar.

O método mais comum é colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos da pessoa que está com febre. A mudança de temperatura pode ocorrer alguns minutos após a colocação do tecido.

Uma das causas mais frequentes da febre, embora não seja a única, são as infecções. As crianças com febre costumam ter frio e apresentam a pele das mãos e dos pés azulada, sarapintada e fria, devido a uma menor circulação sanguínea nestas zonas.

Deve-se evitar tomar banho com água quente para não aumentar ainda mais a temperatura corporal e ter risco de agravar os prejuízos da febre no corpo”, completa o médico.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.

Ela tende a desaparecer sozinha, sem a necessidade de medicação. Quais são os sinais clássicos da febre? A criança febril fica com o rosto vermelho, o coração acelerado, respira mais rápido que o normal, sente frio e fica abatida. As mãos e os pés ficam frios e algumas podem ter dores de cabeça e musculares.

Como a febre é sinônimo que o organismo está trabalhando mais para combater o agente invasor, pode ocorrer dor no corpo, mal estar e cansaço. Deixar que o bebê descanse é uma boa forma para recarregar as energias. Não acorde seu bebê para medicar contra a febre.

Evite ventiladores e ar-condicionado quando estiver gripado
Com isso, vamos finalizar esse post. Idealmente, é melhor evitar tanto o ventilador quanto o ar–condicionado quando estiver gripado, já que esses aparelhos podem deixar as mucosas mais ressecadas, piorando sintomas alérgicos.

Não há uma regra. Cada organismo reage em um tempo específico. Porém, normalmente, o paracetamol age em aproximadamente 15 a 30 minutos após administração oral. Com a ajuda do paracetamol, utilizado sempre com orientação médica, é bem provável que seu bebê melhore.

Quanto tempo demora para a temperatura baixar? Os princípios ativos mais utilizados para controlar a febre alta são a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol. A ação da dipirona e do ibuprofeno costuma ter início, em média, após 30 minutos da ingestão, com pico cerca de duas horas depois.