Estou com a pressão alta posso tomar losartana?

Perguntado por: ubrites8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

A Losartana ajuda a reduzir a pressão alta, já que colabora para a circulação do sangue e faz com que o coração funcione de maneira mais efetiva. Com essa funcionalidade, o medicamento acaba colaborando, também, para a diminuição de riscos de doenças do coração e nos vasos sanguíneos.

Dependendo do tipo de tratamento e necessidade de cada paciente, o médico pode combinar a Losartana com outros medicamentos, a fim de complementar o tratamento. Geralmente, este medicamento é indicado pelos médicos para tratar os seguintes problemas e sintomas: Pressão alta (hipertensão);

Essa ação pode variar de 6 a 24 horas. Por isso, alguns remédios devem ser tomados de 8 em 8 horas”, ressalta a profissional.

Quem deve evitar a losartana?

  1. Função hepática prejudicada;
  2. Gravidez;
  3. Uso de medicamento à base de alisquireno por pacientes com diabetes e insuficiência renal.

Remédios como propranolol e metoprolol diminuem o ritmo cardíaco, impactando também a tensão arterial. Alfa-bloqueadores: representados por doxazosina, prazosina e outros, inibem a ação do hormônio norepinefrina, impedindo a contração muscular das paredes dos vasos sanguíneos.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

Os tratamentos com captopril e losartan foram capazes de reverter a HAP em animais Wistar e SHR, porém, o captopril se mostrou mais eficiente em normalizar esses parâmetros quando comparados ao losartan.

A dose diária máxima recomendada é de 100 mg, que pode ser administrada 1 ou 2 vezes por dia. Nos pacientes com insuficiência cardíaca, a dose máxima pode ir até 150 mg por dia, caso o paciente tolere.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Qual o melhor horário para tomar losartana? Em geral, a losartana é tomada pela manhã, mas pode ser utilizada em qualquer horário do dia – isso porque a ação do medicamento se prolonga por 24 horas.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Os resultados mostraram que o tratamento com losartana potássica, em comparação ao com atenolol, resultou em 13,0% de redução do risco (P= 0,021) para os pacientes que atingiram o desfecho primário composto.

Juntos, a losartana e a hidroclorotiazida reduzem a pressão alta.

Fazer exercícios também é uma ótima maneira de abaixar a pressão. A OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana. Tente também controlar o estresse e o sono. Exercícios de meditação, de atenção plena ou relaxamento podem ser boas opções.

O medicamento desta classe mais utilizado é o captopril. Entretanto apesar do medicamento possuir uma forma farmacêutica desenvolvida e fabricada para administração via oral, ele vem sido utilizado a muitos anos pela via sublingual em emergências hipertensivas.